Desafios relacionados à valorização de povos e comunidades tradicionais - Banco de redações


Desafios para para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

Enviada em: 01/12/2022

Status:

Corrigida
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Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira" , o escritor José Saramago , vencedor do Prêmio Nobel de Literatura , descreve uma cidade fictícia em que , paulatinamente , as pessoas ficam cegas e enxergam apenas a cor branca e a si mesmas. Na trama , os personagens valorizam apenas a sobrevivência e adotam comportamentos altamente violentos. Ao sair da ficção e fazer uma análise da atual conjuntura brasileira , nota-se que a obra exemplifica a situação vivenciada pelo país , haja vista que a falta da valorização dos povos e comunidades tradicionais representa um mal que tem afetado grande parcela da população. A partir desse contexto , é fundamental analisar os principais motivadores , bem como o impacto desse empecilho para o tecido social. (Formule a tese com mais clareza)

Diante desse cenário , é relevante destacar que a ineficácia governamental figura como um dos fatores que motivam a existência desse impasse. Nesse sentido , de acordo com o sociólogo Zugmunt Bauman , em sua teoria sobre as "Instituições Zumbis" , muitas instituições , como o Estado , estão perdendo sua função social. De maneira análoga à abordagem ,nota-se que a máxima se faz presente na nação verde-amarela , visto que o governo não promove ações que poderiam , potencialmente , fomentar a valorização de povos e comunidades tradicionais. Isso ocorre porque não são visíveis investimentos na educação , os quais são imprescindíveis para que a população possua conhecimento acerca da importância desse público para o futuro do país. Desse modo , assim como em "Ensaio sobre a cegueira" , em que os personagens enxergam apenas a cor branca , a sociedade parece não enxergar a quantidade de problemas causados pela falta de ações eficazes. (Melhore a apresentação da discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido ressaltar que a ausência de investimentos na educação resulta , sem dúvidas , na passividade do corpo social. Tal questão acontece pois , assim como afirmado pelo escritor israelense Yuval Harari , na obra "21 lições para o século XXI" (Vírgula) grande parte dos indivíduos não é capaz de perceber os reais problemas do mundo , fator que favorece a adoção de uma postura passiva e apática. Nessa perspectiva , tal premissa se configura na sociedade brasileira , uma vez a população , por não possuir acesso à educação de qualidade , age com indiferença no que diz respeito aos desafios relacionados à valorização de povos e comunidades tradicionais , mantendo , assim , um ciclo de desigualdade , que se percebe no fato de o Brasil ocupar o 9° lugar entre os países mais desiguais do mundo , de acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla). Dessa forma , em virtude da ausência de conhecimento e , consequentemente , da pouca atenção dada , a problemática se mantém no país. (Explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto , ao entender que a falta de valorização de povos e comunidades tradicionais impede o progresso nacional , é tempo de combater esse grave problema. Para isso , é necessário que o Poder Executivo federal , mais específicamente o Ministério da Educação , estimule ações de incentivo à valorização desse público. Tal ação ocorrerá por meio de programas educativos nas escolas , os quais contarão com estratégias para valorizar povos e comunidades tradicionais , além de debates nas aulas de sociologia e filosofia , a fim de mitigar os desafios relacionados à ausência de representatividade desses cidadãos no território brasileiro. Com tais medidas , será possível desconstruir as "cegueiras" e o Brasil poderá se orgulhar de um futuro melhor.​​​​​​​ (Proposta completa) 

Comentários do corretor


Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200