Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira" , o escritor José Saramago , vencedor do Prêmio Nobel de Literatura , descreve uma cidade fictícia em que , paulatinamente , as pessoas ficam cegas e enxergam apenas a cor branca e a si mesmas. Na trama , os personagens valorizam apenas a sobrevivência e adotam comportamentos altamente violentos. Ao sair da ficção e fazer uma análise da atual conjuntura brasileira , nota-se que a obra exemplifica a situação vivenciada pelo país , haja vista que a falta da valorização dos povos e comunidades tradicionais representa um mal que tem afetado grande parcela da população. A partir desse contexto , é fundamental analisar os principais motivadores , bem como o impacto desse empecilho para o tecido social. (Formule a tese com mais clareza)
Diante desse cenário , é relevante destacar que a ineficácia governamental figura como um dos fatores que motivam a existência desse impasse. Nesse sentido , de acordo com o sociólogo Zugmunt Bauman , em sua teoria sobre as "Instituições Zumbis" , muitas instituições , como o Estado , estão perdendo sua função social. De maneira análoga à abordagem ,nota-se que a máxima se faz presente na nação verde-amarela , visto que o governo não promove ações que poderiam , potencialmente , fomentar a valorização de povos e comunidades tradicionais. Isso ocorre porque não são visíveis investimentos na educação , os quais são imprescindíveis para que a população possua conhecimento acerca da importância desse público para o futuro do país. Desse modo , assim como em "Ensaio sobre a cegueira" , em que os personagens enxergam apenas a cor branca , a sociedade parece não enxergar a quantidade de problemas causados pela falta de ações eficazes. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é válido ressaltar que a ausência de investimentos na educação resulta , sem dúvidas , na passividade do corpo social. Tal questão acontece pois , assim como afirmado pelo escritor israelense Yuval Harari , na obra "21 lições para o século XXI" (Vírgula) grande parte dos indivíduos não é capaz de perceber os reais problemas do mundo , fator que favorece a adoção de uma postura passiva e apática. Nessa perspectiva , tal premissa se configura na sociedade brasileira , uma vez a população , por não possuir acesso à educação de qualidade , age com indiferença no que diz respeito aos desafios relacionados à valorização de povos e comunidades tradicionais , mantendo , assim , um ciclo de desigualdade , que se percebe no fato de o Brasil ocupar o 9° lugar entre os países mais desiguais do mundo , de acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla). Dessa forma , em virtude da ausência de conhecimento e , consequentemente , da pouca atenção dada , a problemática se mantém no país. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto , ao entender que a falta de valorização de povos e comunidades tradicionais impede o progresso nacional , é tempo de combater esse grave problema. Para isso , é necessário que o Poder Executivo federal , mais específicamente o Ministério da Educação , estimule ações de incentivo à valorização desse público. Tal ação ocorrerá por meio de programas educativos nas escolas , os quais contarão com estratégias para valorizar povos e comunidades tradicionais , além de debates nas aulas de sociologia e filosofia , a fim de mitigar os desafios relacionados à ausência de representatividade desses cidadãos no território brasileiro. Com tais medidas , será possível desconstruir as "cegueiras" e o Brasil poderá se orgulhar de um futuro melhor. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |