No século XX, o abolicionista Joaquim Nabuco afirmou que (Dois pontos) ''no Brasil há um fundo de barbárie debaixo da camada superficial de civilização''. Essa percepção perpassa o tempo, pois faz-se notória na desvalorização dos povos e comunidades tradicionais , o que ameaça a efetivação da cidadania desses grupos. Nesse contexto, a valorização das populações mencionadas enfrenta dois principais desafios: a desigualdade socioestrutural e a falta de cultura constitucional na sociedade. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, as disparidades social e estrutural colabora para a marginalização dos sujeitos vulneráveis. A esse respeito, o escritor José Segatto declara: ''a sociedade é construída por relações de poder, as quais excluem minorias da participação social''. Nesse sentido, os princípios do mercado capitalista, consagrados pelos detentores do poder, a saber, exploração e lucro, regem a estrutura nacional, ainda que desconsidere as necessidades das minorias, ferindo sua dignidade.Isso acontece com as comunidades quilombolas, indígenas, ciganas, e muitas outras, uma vez que seus territórios são degradados e sua cultura desrespeitada por empresas mineradoras, madeireiros e latifundiários, preocupados apenas com o rendimento econômico (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, povos tradicionais são invisibilizados e excluídos, confirmando a concepção de Segatto.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, em segundo lugar, a indiferença social aos princípios da Magna Carta é um entrave para a valorização das comunidades em questão. Isso ocorre porque, para o escritor Manuel Jorge, "a ausência de cultura constitucional conduz à ineficácia dos textos constitucionais''. Igualmente, o descaso popular em relação aos direitos do cidadão, como igualdade e vida digna, ameaça sua efetivação. Nessa lógica, os povos tradicionais são desvalorizados devido à omissão social frente à violação dos direitos desses indivíduos que se mostra na falta de proteção estatal e na exploração mercantil de suas terras, por exemplo. Logo, o negligenciamento da Constituição permite as injustiças contra populações culturalmente diferenciadas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é urgente combater a marginalização dos povos e comunidades tradicionais no Brasil. Nesse propósito, o Estado, cuja função é atender demandas nacionais, deve promover a redução das desigualdades socioestruturais e a inclusão dos povos tradicionais, por meio de políticas emancipadoras de reconhecimento e proteção, atuando nos municípios onde se concentram essas comunidades, com a finalidade de garantir a cidadania e a visibilidade desses grupos. Além disso, a sociedade deverá desenvolver cultura constitucional, a fim de lutar contra a violação dos direitos do cidadão. Assim, será possível alcançar a valorização dos povos culturalmente diferenciados e remover esse fundo de barbárie do país. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |