A Constituição da República Federativa do Brasil decreta (Vírgula) em seu art 6º (Vírgula) a saúde como um direito social a todos brasileiros. No entanto, o aumento do alcoolismo entre as mulheres brasileiras se contrapõe à carta, indicando descaso governamental, tendo origem a falta de conscientização da população acerca do consumo moderado do álcool e como consequência a piora da saúde pública.
Primeiramente, a falta de informações sobre o consumo exagerado e seus mals males é um dos fatores geradores do ônus. Segundo Aristóteles, o melhor funcionamento do mundo e da sociedade se dá pela justa medida, ponto de equilíbrio entre dois extremos. A partir dessa ótica, entende=se entende-se que o exagero no consumo do álcool por parte de algumas mulheres brasileiras vai contra a ideia aristotélica, podendo causar, (Sem vírgula) ansiedade e depressão nas consumidoras.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o Estado demonstra ineficiência na situação; (Justaposição) segundo John Locke, a sociedade só é possível por meio do contrato social em que o governo assegura direitos aos cidadãos que em troca abrem mão do "estado natural". Contudo, quando o contrato não é cumprido adequadamente, o governo é ineficaz, sendo que os males do alcoolismo supracitados impedem o bom funcionamento da sociedade e geram uma crise no sistema de saúde.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, com a finalidade de amenizar o problema e cumprir o dever público, o governo federal realizará campanhas de conscientização sobre o consumo moderado do álcool por meio de parcerias com dispotivos midiáticos, "Facebook" e "Instagram", divulgando a campanha em páginas mais frequentadas por mulheres, facilitando o acesso à ação por seu público alvo. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |