A Constituição federal prevê que todos são iguais perante a lei e que consigam ter uma vida plena e feliz. Porém a realidade brasileira revela que a letra da lei é morta (Reestruture essa ideia) já que há o aumento do alcoolismo entre as mulheres, problemática que ocorre devido à sobrecarga feminina e a pressão da sociedade.
Em primeiro lugar, é importante destacar a sobrecarga feminina no cotidiano. O advento da 2° Revolução Industrial trouxe uma intensa demanda de serviços e, com isso, a necessidade da entrada dessa parcela da sociedade no mercado de trabalho, que antes era vinculada somente aos serviços domésticos. Exemplos disso são a jornada dupla de trabalho entre as tarefas de casa e as atividades remuneradas ou jornada tripla quando a mulher possui filhos e utiliza a bebida alcoólica como meio de lazer. (Melhore a relação entre a discussão e o tema)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar a pressão social sofrida pelas mulheres. A filósofa Simone de Beauvoir afirmava que não se nascia mulher e sim se tornava mulher devido aos padrões e às expectativas de gêneros estabelecidos pela sociedade. Exemplos disso são os padrões estéticos e os padrões vinculados ao modo de ser que geram frustrações quando não são alcançados, resultando no consumo alcoólico como fuga dos problemas.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério do Trabalho-importante órgão governamental, deve implementar políticas que auxiliem essa parte da população por meio de parcerias com empresas a fim de ajudar as mulheres a manterem sua saúde física e mental. Além disso, o Ministério da mulher deve criar campanhas que incentivem a sociedade a absterem-se do machismo a fim de trazer acolhimento para as mulheres. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |