A música “Habits” (Vírgula) da cantora To Love (Vírgula) exemplifica o aumento de 18% do consumo de álcool entre as mulheres, segundo o Programa Nacional da Saúde (PNS), como no trecho “Beber para te tirar da minha mente” (Melhore a construção dessa ideia). Tal comportamento é agravado pela inconscientização da bebida, que despertam o desejo do consumo excessivo. Em consequência disso, há um aumento na procura da bebida, Lei da Oferta e Demanda. Dessa forma, é necessário debater sobre essa problemática. (Melhore a contextualização do tema)
Diante desse cenário, é necessário destacar ao o fácil acesso de bebidas alcoólicas aos jovens, fazendo com que se inicie precocemente a dependência. Segundo o filósofo Confúcio (Vírgula) “Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros”. A exemplo disso é a possível redução caso houvesse uma politização quando se tratasse da consumação. Com isso, mulheres e adolescentes estão propensas a se reincidir no erro se não existir ajuda. Nessa perspectiva, a excessividade provoca impactos e sociais (Apresente a ideia com clareza).
(Boa estratégia coesiva) Sobretudo, o hiperconsumismo é o grande mal atual, provocando outras doenças crônicas como a ansiedade. E evidente que para algumas mulheres é uma válvula de escape, como forma de superar ou esquecer um acontecimento traumatizante, portanto a terceira lei de Newton nos diz que “Toda ação tem sua reação”. Tais fatores causam a destruição familiar, profissional e pessoal, causando problemas físicos e psicológicos, colocando em risco a própria vida.
(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, é preciso adotar medidas de conscientização como principal público alvo: as mulheres. Para tanto, é dever do governo federal propor, intensificar e fiscalizar especialmente bares, com o intuito de cessar a acessibilidade de jovens, e promover a conscientização através de palestras em escolas e faculdades, além de promover e divulgar propagandas e grupos de apoio. (Truncamento) Com o objetivo de retroceder os dados atuais de consumo entre as mulheres. (Faltou o detalhamento)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |