O alcoolismo entre as mulheres na sociedade ainda é un um tabu dentre tantos outros que precisam ser discutidos. A ausência de debate acerca do problema reforça mais ainda a cultura machista e as consequências dela advindas, ao não considerar a dignidade da pessoa humana de um género que ainda trava batalhas pessoais e sociais seculares.
De início, os dados governamentais mais recentes sobre o aumento do alcoolismo em mulheres é de 2019; o anterior, de 2013. O grande lapso temporal entre as pesquisas evidencia a falta de preocupação do Estado com o tema, os impactos gerados e a implementação de polítcas públicas. Com o isolamento provocado pela pandemia e os crescentes casos de violência doméstica provocados muitas vezes pelo consumo excessivo de bebidas pelos homens não exclui do problema mulheres que buscam no álcool uma fuga da violência da qual são vítimas. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em consequência disso, a dependência do álcool torna-se mais próxima, provocando desequilíbrio nas relações familiares, principalmente quando há crianças e adolescentes envolvidos. O não olbar olhar para essa relação de causalidade reforça a cultura machista ao ver a mulher sempre em condição passova passiva de violências, a esquecer que, assim como o homem, tem aptidão a cometer contra si prejuízos à procura de refúgio.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, e dever do Estado, junto à sociedade civil organizada, seja por meio de associações ou instiruições instituições (Paralelismo) conhecidas no tratamento de alcoolismo feminino, o debate constante e a promoção de medidas educativas a respeito de tal problemática que, embora em menor incidência no gênero feminino, possui consequências até maiores à sociedade.(Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |