Sabe-se que, no Brasil (Vírgula) tem aumentado o número de mulheres que se alcoolizam para se sentir melhor. Mas, (Sem vírgula) isso não é algo bom e de ter orgulho (Vírgula) e sim algo de ser ajudado e conversado. Como exemplo disso, vê-se ao redor o crescimento enorme do número de moradores de rua, que incluem mulheres e crianças, viciadas por uma bebida. No entanto, há a necessidade de entender os motivos das mulheres estarem fazendo isso e tentar de alguma maneira ajudar e amenizar esse problema. (Melhore a contextualização do tema)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, a bebida alcóolica é uma droga, que vicia e faz as pessoas acharem e acreditarem em uma realidade que não existe, provocando uma sensação de auto confiança autoconfiança e prazerosa. As mulheres estão cada vez mais a dentro desse mundo, de violência, de bebidas. Essas condições precisam ser conversadas e tratadas com psicólogos ou em clínicas de reabilitação. (Aboragem limitada da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, juntamente com as bebidas existem as drogas, que deixam as pessoas alucinadas e com um sentimento de bem-estar. Muitas vezes amigas oferecem, parentes e assim, (Sem vírgula) uma pessoa que se sente mal, ou que aconteceu algo de ruim na sua vida, acaba aceitando e entrando para esse mundo por um descuido. (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se que, (Sem vírgula) as mulheres precisam de ajuda psicológica e de clínicas de reabilitação para que possam ter uma qualidade de vida melhor e se livrarem desses vícios. O ministério da saúde é responsável por organizar palestras e dar o uso gratuito desses serviços, assim podendo amenizar o problema das bebidas alcóolicas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |