Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10/12/1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à igualdade e ao bem-estar social. No entanto, a dependência de ao álcool impossibilita que parte desta população desfrute desse direito universal, na prática. Nessa perspectiva, não só a educação como também o vício em substância química impulsionam essa adversidade. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, é válido ressaltar que a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Conforme a Folha de S. Paulo, o Brasil ocupa a nona posição na economia mundial, muitas vezes, seria racional acreditar que a nação possui um sistema público de ensino eficiente. Entretanto, a realidade é justamente oposta. De acordo com O o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), afirma que o aumento de consumo de bebida alcoólicas entre as mulheres saltou 5% entre 2018 e 2019. Diante do exposto, é inadmissível que, em pleno século XXI, a sociedade aceite esse problema. (Explore a ideia com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, deve-se salientar que o vício em substância química estimula esta problemática. De acordo com Émile Durkheim: “O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende.” Nesse âmbito, é imprescindível que haja mudanças profundas no comportamento do povo brasileiro. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que, até este momento, há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um Brasil melhor. Para tanto, o governo federal deve elaborar uma lei específica para regularizar essa situação. Isso pode ser feito por meio de uma ampla divulgação midiática, que inclua propagandas televisivas, difusão nas redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, entre outras, tais medidas procuram assegurar que esta norma alcance a maioria dos brasileiros. A partir dessas ações, o Brasil poderia minimizar essas diferenças. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |