O alcoolismo (Vírgula) sendo situado como uma doença (Vírgula) é pouco debatido no Brasil. Além de que, entre mulheres, dado a resignação e abalos emocionais, o aumento da doença passou a ser significativo. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Ainda nos dias atuais do brasileiro, o álcool é visto como um parceiro dos dias ruins, se tornando uma válvula de escape diário de problemas. O dito, sendo conhecido por alegrar e distrair, acaba se tornando um vício quando os problemas se tornam corriqueiros. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, por mais problemático que o alcoolismo seja, sua taxa de aumento de casos apenas cresce, principalmente entre as mulheres. Estudos do Viva Bem mostram que enquanto os homens geralmente bebem socialmente, as mulheres ingerem bebidas para suprir ou lidar com problemas já existentes. Os abalos emocionais, como já dito (Vírgula) pode necessitar de uma válvula de escape normalizada e nada problematizada na sociedade brasileira atual.
(Melhore a estratégia coesiva) Para impedir que o aumento de casos continue acontecendo, a disponibilização gratuita de terapia e a formentação de informações dos males do álcool devem ser distribuídas e normalizadas pelo governo, para que essas mulheres consigam ter a chance de uma vida nova longe de vícios. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões foram pouco exploradas. Delimite e explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |