O popular filme "Capitão América: Guerra Civil" retrata a divergência entre dois grupos de super-heróis que se enfrentam em defesa de suas escolhas políticas, provocadas por um vídeo divulgado nas mídias. Embora ficcional, pode-se estabelecer um paralelo entre a obra audiovisual e a realidade brasileira, uma vez que é considerável o número de pessoas que adere à violência como forma de defender seus ideais. Dessa forma, urge analisar não só o fanatismo e a recusa de compreender todas as partes envolvidas no assunto, como também a propagação de notícias falsas e sensacionalismo nas redes sociais.
Primeiramente, percebe-se que, muitas vezes por falta de aprofundamento em propostas ou senso moral, a população tende a ser mais impulsiva e agressiva a fim de por ênfase em sua crença política, o que gera casos de extrema violência e fanatismo, e, por consequência, a morte de indivíduos que na maioria das vezes são inocentes. (Abordagem limitada. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, as notícias falsas e sensacionalistas espalhadas nas redes sociais também são um fator que gera ódio e conflito entre os lados divergentes na sociedade. No filme "Não Olhe Para Cima", da Netflix, a população mundial se desespera por conta de um meteoro vindo em direção à Terra e entra em um combate virtual devido às fake news e falta de posicionamento do governo. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que o Estado deve aderir providências catalizadoras, a fim de solucionar o extremismo e fanatismo e suscitar informação autêntica. Para isso, o governo brasileiro deve investir em propagandas midiáticas, que visem a conscientização e a importância de analisar todos os lados da política por meio de fontes jornalísticas e anúncios dinâmicos nas redes, com a finalidade de amenizar as agressões e ataques entre o povo brasileiro. Como efeito, espera-se que o Brasil se torne um país que respeite todas as diferenças ideológicas, sendo assim um lugar mais pacífico para se viver.
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |