As revoluções industriais vêm mudando a sociedade em diversos países desde o século XVIII. A Revolução Digital proporcionou a criação de redes sociais virtuais onde pessoas podem compartilhar ideias e terem debates políticos respeitosos. Entretanto, no Brasil, isso não ocorre em decorrência da polarização política existente. Isso é devido ao uso das redes sociais para propagação de intolerância política, que, por consequência, é um sintoma de uma educação deficitária.
Deve-se pontuar, de início, que o desenvolvimento tecnológico é inevitável. Segundo Steve Jobs, um dos fundadores da empresa Apple, "a tecnologia move o mundo". Nesse sentido, as redes sociais são importantes ferramentas de comunicação da sociedade, assim a disseminação de discursos ofensivos de intolerância política é responsabilidade dos usuários. Dessa forma, a mídia social faz a comunicação mais rápida da mensagem do usuário, necessitando de cuidado no compartilhamento de informações.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a escola (Vírgula) como formadora de cidadãos (Vírgula) tem importante papel para a sociedade. Esse argumento vai ao encontro do filósofo Immanuel Kant de que é na educação que assenta o segredo para o aperfeiçoamento da sociedade. Nessa perspectiva, o cidadão que propaga desrespeito, intolerância e promove a polarização política, aumentando o problema, é consequência de uma educação que não abordasse aborda a temática. Nesse âmbito, a polarização política continuará enquanto houver esse déficit na educação.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário a resolução da polarização política no Brasil e seus impactos. Para isso, cabe ao Ministério da Educação junto às escolas estaduais o dever de promover debates, mediados por professores, sobre ideologias políticas diversas. Isso ocorrerá por meio de capacitação de professores para abordarem o assunto em sala de aula, realizando os debates visando a promoção do respeito, a fim de que as escolas formem cidadãos brasileiros com senso crítico e sem polarização política. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |