A sociedade brasileira tem apresentado avanços em alguns setores sociais, todavia, ainda é precária no que tange à discussão política. Sendo assim, o país conta com uma conjuntura política extremamente polarizada, em que a posição política é defendida quase da mesma maneira que um torcedor defende seu time de futebol. Tal cenário aliado com a falta do debate traz como consequências a violência e o retardamento do desenvolvimento da nação
Diante desse contexto, é importante pontuar, de início, como esse extremismo de ideias está relacionado com a violência e diversos crimes de ódio. Para Aristóteles (Vírgula) deveria haver a isonomia entre os indivíduos, ou seja, adaptar-se às necessidades uns dos outros. Entretanto, não se nota isso na sociedade brasileira, o objetivo das pessoas tem se tornado prioritariamente defender seu lado, a qualquer custo, e não debater ou raciocinar em conjunto para o melhor do país, e em um espectro polarizado e com o debate carecido, atos de intolerância, desrespeito e ataques violentos se tornam comuns, o que instaura o medo nas pessoas de expressarem suas opiniões. Um exemplo que reitera essa realidade violenta é o caso de Marcelo Arruda, em que teve a festa de aniversário invadida e foi assassinado por razões políticas.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale ressaltar que um debate enfraquecido, polarizado e baseado em ataques pessoais, (Sem vírgula) atrasam o desenvolvimento da nação. O foco nas discussões políticas tem sido quase sempre o adversário, e ocasionalmente propostas para o país, o que é extremamente prejudicial, pois deixam pautas indispensáveis em segundo plano, sejam estas sociais ou econômicas (Melhore a apresentação dessa discussão). Consoante Hellen Keller (Vírgula) o resultado mais sublime da educação é a tolerância, então, vê-se papel fundamental na educação para a mudança desse cenário.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe às escolas a criação de projetos que promovam debates - com ambientes propícios e devidamente mediados - além de palestras a sobre as diferenças de opiniões dos indivíduos, para que, (Sem vírgula) desde cedo os alunos compreendam a necessidade do debate civilizado e do respeito, a fim de uma sociedade mais consciente. Desse modo, distanciando-se da realidade polarizada e violenta.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |