O discurso de ódio difundido na internet perpetua negativas envolvendo machismo, xenofobia, preconceitos, racismo e, acima de tudo, xingamentos por defender uma posição política. E essa situação no Brasil equaciona uma polarização entre defensores do presidente Jair Bolsonaro e do ex-presidente Lula, principais protagonistas desse conflito civil e partidário. No entanto, tal desequilíbrio apenas agrava o desenvolvimento de uma nação e subverte a lógica necessária para solucionar problemas sociais ainda existentes como – violência infantil, desemprego, desigualdade de gênero e falta de respeito diante da liberdade de expressão. Então, percebe-se a falta ou insuficiência de uma educação reflexiva e política. Além disso, os meios de comunicação são agentes influenciadores nesse desentendimento social.
Nesse contexto, infere-se dimensionar, incialmente, a importância de uma educação reflexiva, isto é, baseada em um ensino sociológico e de ética social, cuja prerrogativa política seja aprendida de forma crítica e democrática. Somado a isso, quando há uma formação norteadora a respeito das diversidades partidárias a noção acerca desses conflitos pragmáticos na realidade do Brasil se torna mais coerente e constrói um entendimento menos polarizado. Todavia, a educação brasileira ainda permanece no modelo retrógado do tradicionalismo, do qual a base curricular não abrange, desde as séries iniciais, estudos políticos, antropológicos e disciplinas de caráter filosófica e política. Logo, os impactos conflituosos entre indivíduos (Vírgula) os quais defendem uma base política de direita ou esquerda, apenas denota uma educação falha em equacionar seres humanos coerentes e justos com o cenário governamental corruptivo da nação.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, nota-se que os meios de comunicação podem influenciar a notoriedade de um fato, pois segundo o IPEA – Índice de Pesquisa Econômica e Aplicada, 2022, mostra que mais de metade da população do país assiste televisão. Sendo assim, notícias envolvendo o partido do PT, por exemplo, o projetou, na época dos escândalos de corrupção envolvendo a Petrobras, como os únicos destruidores do país. Por isso, essa lógica massiva e televisionada detém benefícios, mas pode repercutir e generalizar um entendimento dos fatos e, assim, propagar por anos os conflitos entre políticos, cidadãos e discursos de ódio na internet.
(Boa estratégia coesiva) Com base nessas considerações, a polarização política no Brasil estabelece desequilíbrio social por perpetuar opiniões contrárias e ofensivas, xingamentos nas ruas e transtornos sociais sérios. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, órgão de caráter administrativo e de objetivos educacionais da nação, propor, por intermédio da nova Base Nacional Comum Curricular, incluir de forma prioritária, disciplinas de teor democrático e reflexivo, tais como conteúdos sociológicos e de estudo político. Além de permitir discussão crítica sobre a realidade social do país, deve possibilitar cidadania por instituir aprendizado referencial dos valores políticos e da importância em harmonizar o respeito social. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |