Durante a Revolução Francesa, por volta de 1790, devido aos debates políticos entre os jacobinos e girondinos, criou-se os conceitos de direita e de esquerda. Desde então, tais conceitos se tornaram fundamentais para a democracia. A polarização política é outro fator que interfere em uma democracia, porém deve-se ter em mente que se pode chegar em um consenso apenas através de uma troca de ideias. (Melhore a construção da ideia)
Em primeira análise, é válido salientar que, de acordo com a Lei n°5.250 de 1967: "é livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou ideias." Assim, tem-se a liberdade de expressão e é permitido que os cidadãos decidam, através de pesquisas e conversas, em qual lado da política querem estar. Logo, deve escolher por meio de seus próprios valores e princípios. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, devido ao período político brasileiro, percebe-se divergências nessa sociedade. Se tornou comum intrigas na família por causa de diferentes opiniões políticas, nas mídias, tem-se discussões sobre o assunto todo dia, a qualquer hora (Abordagem limitada). Assim, percebe-se que adotar extremos ideológicos quase nunca deixa espaço para a tolerância. No entanto, se posicionar faz parte do direito de cada um, da democracia, dessa forma, encontrar o equilíbrio se torna crucial.
(Boa estratégia coesiva) Portanto uma intervenção faz-se necessária. A população deve, primeiramente, se conscientizar sobre seus atos, depois serem mais tolerantes e empáticos sobre esse assunto. Deve-se estar aberto a discussões de ideias, para chegar em um acordo. A mídia (Vírgula) por sua vez, pode tratar do assunto de forma mais leve, não muito burocrática, para normalizar o diálogo sobre política e cada cidadão exercer a democracia da melhor forma possível.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |