Segundo Aristóteles, o governo deve ser utilizado de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado pela sociedade. No entanto, os efeitos da polarização política no Brasil têm alcançado apenas o desequilíbrio, pois as "fake news" ganharam cada vez espaço nas redes sociais, junto da intolerância política.
De acordo com José Saramago, na falsa democracia mundial, o cidadão está à deriva , sem oportunidade de investir politicamente e mudar mundo. Logo, as notícias falsas ligadas aos candidatos prejudicam na decisão de votar em um governo melhor, e a população fica imersa em uma mentira, sem oportunidade de viver a verdade e buscar um mundo melhor.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a intolerância política se tornou um problema, principalmente nas eleições de Bolsonaro contra Lula, no qual o discurso de ódio ficou totalmente visível nas redes sociais. Hanna Arend afirma: "Quando a atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada". Portanto, se atitudes como a falta de respeito prevalecer assim como ocorreu entre apoiadores de Bolsona e Lula, cenários como esses serão vistos como algo "normal".
(Boa estratégia coesiva) Contudo, as mídias devem investir em comerciais de televisão e por meio da divulgação, alertar a população a não compartilhar notícias de fontes não confiáveis e sim procurar fatos verídicos relacionados à política. Além disso, divulgar sobre o respeito quanto a opiniões divergentes, o debate sem ofensas e a busca de proposta que cada político tem a oferecer. Somente assim, a sociedade brasileira viverá em harmonia junto da verdade.
Comentários do corretor
Abordagem tangencial do tema proposto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |