A democracia é uma forma de todo o cidadão participar e ajudar a decidir quem está apto para exercer o cargo de presidente (Não somente de presidente). Sob esse viés, à a informação é muito importante, pois é com ela que se forma uma opinião concreta do pretendente, contudo, não é isso que acontece, muitos não têm esse acesso e tendem a votar naqueles que já conhecem, trazendo junto a isso impactos na polarização política. Assim, é lícito afirmar que isto ocorre devido à manipulação virtual e a falta de ciência.
Com efeito, essa polarização vem prejudicando outros candidatos de concorrer à presidência. Isso acontece, (Sem vírgula) porque, (Sem vírgula) o povo fica centrado em apenas duas pessoas que já atuaram antes, limitando assim a oportunidade de outros efetuarem as suas propostas das quais foram apresentadas à sociedade. Dessa maneira, o país não consegue evoluir, uma vez que os problemas continuam os mesmos, por motivos de um ciclo estar sempre se repetindo e ao invés de se ter o progresso, alcança-se o regresso.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a falta de informações indispensáveis (Vírgula) censuradas por parte da mídia, atrapalha o indivíduo em analisar os dados corretamente sobre os políticos que estão concorrendo. Tal questão ocorre, (Sem vírgula) por causa do advento da "Era Vargas", o qual manipulava a população, através das televisões e rádios (Vírgula) mostrando apenas os acontecimentos bons. Com isso, o corpo social se mantém controlado pelo governo, o que promove a escassez de conhecimento e divisão de grupos, ocasionando em julgamentos e desrespeito com o próximo.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que medidas são necessárias para alterar o cenário atual. Dessa forma, cabe ao governo federal - como agente imediato de poder - a partir do Ministério das Comunicações, investir em propagandas que mostram a campanha de outros candidatos, por meio de televisões e cartazes em bairros menos favorecidos, com objetivo de diminuir esses impactos. Desse modo, um número maior de brasileiros terá acesso à a referências e o país conseguirá progredir. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |