O livro "príncipe cruel", (Sem vírgula) mostra a briga pelo trono do reino das fadas, de modo que exista uma grande rivalidade entre os personagens. Fora da ficção, a obra está intimamente ligada ao cenário brasileiro contemporâneo, uma vez que a polarização política no Brasil configura um problema a ser enfrentado. Assim, observa-se a necessidade de discutir sobre os alicerces que o sustentam. (Truncamento) Com foco nas diferenças ideológicas e na facilidade manipular informações através da internet.
Em primeira análise, é fato que as diferenças ideológicas é um fator que contribui para as desavenças. Acerca disso é oportuno relembrar que para o naturalista francês, Lamarck, os indivíduos são fortemente influênciados influenciados pelo meio no qual estão inseridos. Seguindo essa lógica (Vírgula) dependendo da região ou classe social em que se encontra o eleitor ele pode ter uma ideologia formada acerca da realidade que vive. (Truncamento) Desse modo jugando como errado quem pensa diferente dele. Logo é necessário uma formação de pensamento crítico.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, com a chegada das redes sociais fica cada vez mais fácil criar as fake news e manipular a opinião das pessoas. Como resultado aumentando ainda mais as brigas entre os cidadãos, sendo uma situação inadmissível em um país que consagra o desenvolvimento. Assim, fica evidente que atitudes têm que ser tomadas para que o país não se afunde no ciclo do ódio.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Ministério da Educação insira nas escolas aulas que formem o pensamento crítico e englobado sobre diferentes realidade formanda futuros cidadãos respeitosos. Também é necessários que o governo crie formas eficazes de combater fake news, atravéz através de uma regulamentação eficaz nas redes sociais. (Truncamento) Para que desse modo não ocorram disputas violentas como no livro "príncipe cruel". (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |