Em outubro de 1988, a sociedade conheceu um dos documentos mais importantes da história do Brasil: a Constituição cidadã, cujo conteúdo garante o direito ao pluralismo político. Entretanto, a polarização política, causada pelas disputas entre grupos de convicções diferentes que não se dispõe a diálogos, impede que os brasileiros usufruam desse direito constitucional. Neste contexto, torna-se evidente como causas a má influência midiática bem como a falta de debates entre a população.
Em primeira análise, a má influência midiática, (Sem vírgula) mostra-se como um dos desafios a resolução do problema. Conforme Pierre Bourdieu (Vírgula) “O que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão”. Nessa perspectiva, pode-se observar que a mídia ao invés de promover debates que elevem o nível de informação da população, influencia na consolidação do problema.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vê-se que a ausência de debates entre a população gera confusões e manifestações de atos de intolerância, ódio, desrespeito e difamação do outro que (Vírgula) por fim, acabam por consolidar em ataques violentos e agressivos com intuito de difamar o rival. De acordo com Antônio de pádua (Vírgula) “A polarização política é uma coisa assustadora, onde todos querem ter razão, mas são poucos, os que fazem uso da consciência e discernimento, para se expressarem e passarem suas ideias". Dessa forma, nota-se que as pessoas quem elevar suas verdades, sem aceitação de opiniões, a principal razão do conflito, já que todos querem defender um ponto de vista.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para amenizar a problemática. A sociedade em parceria com as mídias digitais, que tem como função principal a comunicação através da internet, realize devem realizar ações de intervenção à polarização, através de posters informativos, e da criação de espaços para discussão e conscientização do cidadão, com a finalidade de resolver os conflitos, levando cada um, (Sem vírgula) a defender as suas ideias. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |