Segundo Aristóteles - grande filósofo da Grécia Antiga - "a política não deve ser a arte de domínio, mas sim a arte de se fazer justiça", no entanto, no Brasil, há uma crescente fragmentação das relações políticas na sociedade. Essa polarização é muito perigosa, quando extrapolada além dos limites racionais, porque coloca a democracia em estado de fragilidade e abre caminho para o avanço do extremismo e, em última instância, o totalitarismo.
A democracia, também conhecida como o sistema político onde todos os cidadãos têm participação nas escolhas de seus líderes, é um modelo de ordenamento e governança social que advém dos tempos da antiga Grécia, mas no Brasil, (Sem vírgula) a história da democracia é de uma existência instável e de curta duração, constantemente interrompida por regimes ditatoriais. Desde a redemocratização de 1988, onde a nova Constituição garantiu direito de voto a todos brasileiros (acima de 16 anos). (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais polarização é um fenômeno natural da democracia, mas quanto exaltada pode permitir situações onde a própria liberdade de expressão se coloca em alerta, onde a violência toma conta dos debates filosóficos, sociais e econômicos que deveriam vir desse sistema. (Evite um parágrafo frasal. Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental que medidas para impedir a proliferação da polarização acentuada continue, assim sendo, cabe ao Estado brasileiro, representado pelo governo federal, através do Ministério da Educação, corrigir esse problema, com medidas socioeducativas, que introduzam na população a importância do livre debate de ideias, e assim possamos ter união social, compreensão humana e estabilidade institucional, para que os valores de justiça propostos por Aristóteles na sua definição de política sejam honrados, e o Brasil nunca mais venha a conviver com sistemas totalitários. (Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |