A política vem desde o passado até os dias atuais, onde a população tem a opção de escolher participar ativamente ou não. Mesmo que o brasileiro não participe de forma ativa, as decisões políticas interferem em sua vida, por exemplo, no preço dos produtos. Quando participa- se ativamente, ocasiona não só impactos positivos, mas também os negativos, sendo eles a violência e a possível criação de extremistas.
Em primeira análise, nas reportagens brasileiras, mortes e agressões são reportadas diariamente. Todavia, isso não era apontado pela mídia durante o período da ditadura civil - militar no país devido à censura imposta pelo AI-5. Ademais, o 5° Ato Institucional limitou a liberdade de expressão das pessoas, resultando em ataques severos aos opositores que questionassem o regime. Na realidade brasileira, ocorre similarmente com ação de grupos extremos que são favoráveis à repressão aos contrários às suas ideias.
(Boa estratégia coesiva) Somado a isso, surgem os agrupamentos radicais dos eixos de esquerda e direita. Como já visto, indivíduos com seu ideal político podem chegar ao extremismo com o intuito de fortalecer seus interesses. A produção fictícia " A Onda’’ narra a formação radical de alunos após o professor Rainer Wagner promovê- los um experimento totalitarista, mas que saiu do controle quando esses usavam como armas os atos violentos aos que não defendiam. Isso se relaciona - se com a realidade do Brasil, na medida em que um conjunto de cidadãos possuem sua doutrina política, mas violam os direitos humanos ao defenderem seu eixo violentamente, sem o debate pacífico com seus diferentes.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o Ministério da Justiça e Segurança Pública em cooperação com o da Cidadania, (Sem vírgula) criem um programa de intervenção à geração de associações de extrema, como modo o aprimoramento da segurança nas ruas e também infiltrações nessas associações para a prisão de participantes radicais, com o objetivo de garantir a diminuição de ações violentas e a aumentar a pacificação na sociedade. (Evite um parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |