Na Roma Antiga, a política do "pão com e circo" era um modo da esfera política distrair a população com espetáculos e cegá-los acerca dos problemas e estagnação da época. Semelhantemente, o Brasil vive um cenário de polarização política usado para direcionar o povo para disputas ideológicas e impedir o desenvolvimento do país. Partindo dessa ótica, é preciso entender as dimensões do problema a real utilidade da política.
Primeiramente, dados indicam grande dificuldade na realização de debates políticos. Segundo o Instituto Reuters, cerca de 66% dos brasileiros dizem precisar tomar cuidado ao discutir política na internet. Portanto as brigas de ideologias políticas são decorrentes e desfavorecem o exercício da democracia, impedindo o uso de debates para enriquecimento social e político do país, impedindo o progresso brasileiro. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, Segundo Aristóteles, a democracia tem como objetivo promove o bem-comum da sociedade. No entanto, observa-se que atualmente é usada apenas como uma forma para conseguir préstigio e bens materiais, visto o viés de polarização e falta de propostas políticas de interesse nacional. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, cabe aos detentores do conhecimento político, filósofos e historiadores políticos, realizarem campanhas de conscientização dobre a importância da democracia por meio de palestras em redes sociais, como o Facebook e Instagram, com a finalidade de incentivar discussões políticas pacíficas acerca de propostas partidárias e impedir o quadro de divisão vivido. Dessa forma, o ideal aristotélico sobre a política vigorará e dar-se-á o desenvolvimento do país. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |