Em período de eleições no Brasil, a população se vê diante da oportunidade de eleger o candidato político com ideais semelhantes aos seus no governo. Mas uma vez que a opinião não seja unânime, há a divisão de posições do público, podendo gerar discórdia e até mesmo violência por não assentirem nas escolhas alheias. (Melhore a contextualização do tema)
Sendo assim, com o descumprimento do Art.46 do Planalto da Justiça onde constitui que o voto é secreto, o público se estende a vulnerabilidade de ataques de opiniões contrárias ou até mesmo de notícias falsas voltadas ao partido ou político de preferência, principalmente em casos de venerações de candidatos específicos ou populares. (Reestruture a discussão apresentada. Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Além do mais, com o grande alcance da comunicação atual e o desalento à busca de informação, há o maior número de desinformação e ignorância por parte dos eleitores, uma vez que não ocorre a pesquisa a fundo da melhor opção para votar ou a confirmação de notícias repassadas. A filósofa alemã Hannah Arendt já dizia a respeito da banalização, nesse caso tornando-se um alvo da banalização da sociedade a procura de maiores recursos para uma opinião aprimorada em período eleitoral. (Reestruture as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que o MEC (Ministério de Educação) peça para que a população se contenha ao compartilhar seus posicionamentos em público (Cuidado com essa afirmação) e se rodeie de diferentes informações por meio de fontes confiáveis para o alcance da segurança no espaço e época de votação. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |