Na obra “O espírito das Leis”, Montesquieu enfatizou que é preciso analisar as relações socias existentes em um povo para, assim, aplicar as diretrizes legais e abandonar o progresso coletivo. No entanto, ao observar a polarização política no Brasil, certifica-se que a teoria do filósofo diverge da realidade tupiniquim contemporânea, haja vista que o aumento da divergência que ocorre no mundo da política está mudando o comportamento das pessoas, fato que impede a ascensão do Estado brasileiro. Com efeito, é imprescindível enunciar os aspectos socioculturais e a insuficiência legislativa como pilares fundamentais da chaga. (Muito bem. Formulou a tese)
É importante considerar, antes de tudo, o fator grupal. Conforme o pensador Jurgen Habermas, a razão comunicativa - ou seja, o diálogo – constitui etapa fundamental do desenvolvimento social. Nesse sentido, a falta de estímulo ao debate a respeito de um ambiente polarizado, onde não há tolerância e o respeito a opiniões discordantes, todavia, coíbe o poder transformador da deliberação e, consequentemente, ocasiona um comportamento que se refere ao modo como tendemos a dar mais valor a fatos e informações que reforçam nossas opiniões e menos valor àqueles que as contrariam. Desse modo, discorrer criticamente a problemática é o primeiro passo para a consolidação do progresso sociocultural habermaseano.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, merece destaque o quesito constitucional. Segundo Jean- Jacques Rousseau, os cidadãos cedem parte da liberdade adquirida na circunstância natural para que o Estado garanta direitos intransigentes. O “raciocínio motivado” no qual (Vírgula) em muitos casos, uma opinião formada sobre determinado assunto importa mais do que os fatos relacionados a ele, entretanto, constata a concepção do pensador na medida em que, (Sem vírgula) as evidências têm pouco poder para mudar a visão de mundo de uma pessoa. Dessa forma, ações precisam ser executadas pelas autoridades competentes com a finalidade de eliminar o problema.
(Boa estratégia coesiva) Entende-se, portanto, a temática como sendo um obstáculo intrínseco de raízes culturais e legislativas. Logo, a mídia, por intermédio de programas televisivos de grandes audiências, irá (Reveja o uso verbal) discutir o assunto com especialistas nessa área, com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visões críticas e orientar os espectadores a respeito do impasse. Essa medida ocorrerá por meio da elaboração de um projeto estatal, em parceria com o Ministério das Comunicações. Desse modo, com a deliberação de Habermas e a justiça de Rousseau, a sociedade brasileira terá o progresso social concretizado, como enfatizou Montesquieu.
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |