A centralização de poder é efeito da inversão de papéis, onde políticos elegem o povo para representá-los. A maioria da população é constantemente persuadida politicamente, nota-se que este cenário é comum desde séculos passados, como a disputa mundial de influências entre os polos de influência capitalista e comunista durante a Guerra Fria. Diante disso, destacam-se os intensos impactos da polarização política no Brasil, dificultando a universalização do direito de escolha democrática como eleitor. (Melhore a contextualização do tema)
Deve-se ressaltar a atual questão da ausência de discussão midiática imparcial. Nesse sentido, o problema deriva-se do não interesse da mídia ao abordar tal proposta, visto que prefere divulgar assuntos sensacionalistas por serem mais consumidos pelo público alvo. Os confrontos entre os dois polos, o de direito e o de esquerda, geram conteúdos mais fáceis para consumo e consequentemente mais lucrativos (Reestruture a discussão apresentada). Essa conjuntiva de influência, segundo a ideia do sociólogo Émille Durkheim, "tem haver com o ambiente em que está inserido", no qual destaca-se o âmbito virtual.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar a precária formação educacional da população como um fator impulsionador da alienação política. A partir desse contexto, apresenta-se a ideia de que o aluno deve ser um participante ativo no processo de aprendizagem, citação expressa na obra "A Pedagogia do Oprimido", de Paulo Freire. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, da a necessidade de combater essa bolha estrutural. Logo, é imprescindível que a bipolaridade na política brasileira se resolva, por intermédio de informações aprimoradas e de uma bancada multipolar. Assim, se consolidará uma sociedade mais justa. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |