O documentário da cineasta Petra Costa acompanha o processo de impeachment da ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em 2016 e os reflexos da polarização política no Brasil. Trazendo para a nossa realidade, os impactos da polarização política no Brasil, na questão política, na qual há uma esquerda e uma direita com ideais opostos, nesse confronto entre “lados” um descredibiliza o outro, formando uma polarização intensa (Melhore a construção dessa ideia). Esse aspecto tem como causa a ausência de um debate multilateral na mídia, assim como uma população má formada educacionalmente. (Formulou a tese)
Em primeiro lugar, cita-se a questão da ausência do debate imparcial na atual mídia brasileira. Esse problema advém do não interesse da mídia em abordar tal questão, isso ocorre por não gerar lucro, sendo assim, a mídia prefere divulgar assuntos sensacionalistas e fáceis de consumo, aliás, uma população que aceita a informação sem questionamento é uma população manipulável, com isso, cita-se a ideia de Fato Social de Émille Durkheim: um ser é influenciado pelo ambiente que está inserido, logo, se ele é incitado a receber e aceitar sem questionamento, ocorre então uma aceitação geral do que é exposto. Finaliza-se o assunto apontando que enquanto a mídia parcial cria um polo um outro polo surge como resistência, forma-se assim uma mídia alternativa, que pode ser ainda mais nociva.
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é importante ressaltar-se, (Sem vírgula) a questão da má formação educacional da população. Nesse contexto, apresenta-se a ideia de Paulo Freire o aluno deve ser um participante ativo no processo de aprendizagem, no entanto, apesar de aplicado o “Método”, o resultado foi inverso, pois a raiz do pensamento foi distorcida e inexistente, sendo assim, a própria ideia foi convertida em deterioração do pensamento crítico, o que influencia na valorização do pensamento político. Conclui-se, da mesma forma, que enquanto o que se ensina gera um polo um outro polo (Reestruture), assim como na questão da mídia, surge como antissistema.
(Boa estratégia coesiva) Por tanto Portanto, é necessário resolver o problema da bipolarização da política brasileira. Para isso, é preciso que a mídia – responsável pela transmissão de informações – seja aprimorada, isso se faz com a criação de uma bancada multipolar, com vários pontos de vista distintos, em jornais e programas de opinião, de modo a promover uma pluralidade de opiniões, reduz-se assim o problema da polarização, aumentando a conscientização da população. Não distante, é preciso que o MEC – responsável pelas políticas públicas de educação – aprimore o método de ensino através da promoção do pensamento crítico, com debates de pensamentos múltiplos nas aulas de Humanas. Logo, o problema da polarização é resolvido, surge assim uma sociedade mais consciente que irá evoluir em todos aspectos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |