A Constituição brasileira tem como um dos seus princípios o pluralismo político. No entanto, exercer esse direito tornou-se perigoso no Brasil devido a uma forte polarização política. Assim, faz-se necessário discutir as causas dessa problemática, dentre as quais se destacam: a crise econômica e o aumento da violência. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, cabe ressaltar que a crise econômica impulsionou tal acontecimento. Isso ocorreu porque parte da população passou a sofrer com a pobreza, principalmente no período pandêmico, conforme pesquisa da FGV (Desenvolva a sigla) social de 2021 que apontou queda da renda dos brasileiros. Consequência disso, brasileiros a favor e contra ao governo, (Sem vírgula) começaram a se manifestar e a falta de diálogo entre as partes culminou numa bipolarização partidária.
(Boa estratégia coesiva) Paralelo a isso, pessoas tornaram-se reféns do medo e deixaram de opinar sobre política, e por conseguinte, (Sem vírgula) passaram a não exercer seu direito de expressão. Uma pesquisa do site MediaTalks corrobora com esta informação mostrando que dois em cada três brasileiros evitam conversar sobre política para evitar conflitos. Dessa forma, percebe-se que num espectro polarizado agressões são comuns.
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, cabe ao Tribunal de Justiça Eleitoral, (Sem vírgula) assegurar a diminuição destes impactos, por meio de ampla campanha midiática, garantindo o direito de todos com o fito de diminuir a violência. Além disso, é conveniente que casos extremos seja punido com com rigor. Somente assim, a realidade brasileira respeitará o pluralismo político conforme descrito na Carta Magna. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, de modo a garantir uma argumentação mais produtiva ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |