Há um século, uma polarização era vista em cenário mundial. A Guerra Fria, causada por uma polarização político-ideológica, obrigou o mundo a se aliar a uma das superpotências da época, Estados Unidos ou União Soviética. Hodiernamente, no Brasil, essa polarização acontece envolvendo novos conflitos causados pela falta de informação política por parte dos eleitores e a violência. (Formulou a tese)
A falta de informação política por parte dos eleitores acontecem desde os primórdios da mesma. Os eleitores não procuram saber o que seus representantes fazem ou até mesmo o que pensam, e por não acompanharem periodicamente, (Sem vírgula) há uma idealização de perfeição de tais pessoas. Essas idealizações cegam os eleitores levando-os as extremidades: ou o seu apoio, ou oposição (idealização de pecador, enxergando apenas os erros). (Reestruture e explore a discussão com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) As extremidades geram violência, cada pessoa lutando por seus ideais, sem medir esforços. Essa tal violência começa com palavras, pessoal ou virtualmente, em alguns casos ocorre a morte. Tais agressões, perto das eleições presidenciais, chega ao extremo e, como dizia o filósofo Thomas Hobbes, "O mais forte devora o mais fraco". (Argumentação limitada)
(Boa estratégia coesiva) Visto isso, conclui-se que, para amenizar os impactos da polarização política e construir uma sociedade mais harmônica, a longo prazo, o governo deve investir e incentivar as pessoas a pesquisarem sobre seus candidatos antes e depois das eleições, e a curto prazo, (Sem vírgula) o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deve investir em melhorar a segurança, principalmente durante o período de eleições, evitando o aumento de agressões durante essa época. (Truncamento) Obtendo informações e diminuindo a idealização de perfeição e a violência, a polarização seria erradicada evitando proporções mundiais, como visto na Guerra Fria. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |