O ser humano é como se fosse uma folha de papel em branco. Segundo a tese da tábula rasa (Vírgula) de John Locke, o homem é moldado pelas ideias à sua volta. Sob esse viés, a extrema polarização política resulta na alienação do corpo social pelo surgimento das "fake news" e do exíguo estímulo ao pensamento crítico nas salas de aula.
É evidente que (Vírgula) no cenário vigente, a tecnologia se torna uma aliada quando se trata da obtenção de informações. Entretanto, como disse o sociólogo Zygmunt Bauman, "Muita informação não significa sabedoria", nesse sentido, é também um agente que facilita a disseminação de informações inverídicas (Melhore a construção dessa discussão). Na tentativa de sustentar seu ponto de vista, o indivíduo muitas vezes faz uso de argumentos que não se baseiam na realidade, carecendo de fontes confiáveis. Dessa forma, inserindo a si e outros em uma espécie de "bolha" de ignorância, atingindo cada vez mais pessoas. (Reestruture a discussão proposta)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, é notório que as escolas provém de maneira escassa no que se refere à política, tendo em vista a presença do pensamento de que a abordagem do tema seja sinônimo de doutrinação. Porém é inevitável abordar a questão supracitada, uma vez que disciplinas como sociologia, filosofia e história são intrinsecamente políticas. Logo, muitos estudantes não têm acesso à a uma perspectiva imparcial do meio político, sendo incapazes de analisar o contexto como um todo e formularem opiniões próprias, tornando-os mais suscetíveis a serem manipulados pelas mídias sociais e até mesmo no ambiente familiar. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, incentivar o pensamento crítico dos jovens e proporcionar um ambiente de conhecimento fundamentado é imprescindível. Frente ao exposto, o Ministério da Educação deveria incentivar as escolas a debaterem sobre o tema, investindo em palestras orientadas por sociólogos e cientistas políticos e elaborando projetos em sala de aula que guiarão os estudantes à autonomia de pensamento. Além disso, cabe ao Ministério das Comunicações conter as "fake news" e noticiar sobre o âmbito político utilizando linguagem acessível a todos. Assim, teremos uma sociedade mais antenada e munida de conhecimento. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |