De acordo com a era vargas (Vírgula) em 1934 (Vírgula) Getúlio (Vírgula) na Constituição (Vírgula) declara como lei o voto obrigatório para maiores de 18 anos (Melhore a construção dessa ideia). Assim, o cidadão tem o dever de participação e constante análise daquilo que está em discussão,gerando (Vírgula) portanto, uma forte polarização política e impacto na sociedade como a violência e desordem na democracia. (Reveja a discussão proposta. Apresente as ideias com clareza)
A priori,a violência é constante quando está relacionado a defender candidatos ao poder para defender o cidadão e seus direitos. Logo a discussão é certa e o fanatismo se coloca em primeiro lugar do que a obrigação de analisar propostas para o possível melhoramento do país (Melhore a construção de sentido). Dando continuação ao desastre eleitoral e colocando em segundo plano o conforto da população (Vírgula) mas, (Sem vírgula) sim brigas e desrespeito com o próximo por falta de diálogo e inteligência na hora do período eleitoral. (Reelabore a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado,a desordem em escola, trabalho, rua e roda de amigos é certa (Vírgula) o ódio permanece na hora de mostrar seu ponto de vista e a intolerância para com todos que não compartilham suas predileções. Talvez calar uma pessoa com diálogos seja melhor do que com gritos, pessoas morrem por discutir até mesmo desnecessária (Problemas na construção de sentido).
(Boa estratégia coesiva) Infere-se (Vírgula) portanto, a polarização política como impacto principal à violência entre grupos de pessoas (Vírgula) e desta forma não pode continuar pelo bem das pessoas e de seus direitos á ser alcançados de forma inteligente. O Ministério da Educação deverá promover para os adolescentes propostas de debates e palestras sobre política (Vírgula) deste modo colocando em ordem os posicionamentos de cada um e dando uma estrema extrema importância para a representação do futuro. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |