Inicialmente, o Brasil era para ser um país democrático, todavia, os impactos causados pela polarização política no Brasil (Use sinônimos) apenas geram violência entre o povo, fazendo com que as pessoas prefiram se vetar de falar sobre o assunto. Como disse o finado jornalista brasileiro Ricardo Boechat (Dois pontos) " A política tem que ser entendida, para merecer esse nome, como uma ação cuja abrangência alcance todos os cidadãos", a falta de entendimento da população faz com que a mesma se torne tóxica quando o assunto é política. Por conseguinte, as pessoas acabam perdendo laços importantes por conta de partido político. (Reestruture e formule a tese)
(Melhore a introdução da discussão interparágrafo) Dito isso, é inegável que o Brasil em tempos de votação passa por momentos de grande violência, pessoas extremistas não aceitam que haja pessoas que não partilham de sua opinião. Isso acaba dividindo o país em dois extremos (Vírgula) direita e esquerda e, no meio de tudo está o centrão, aqueles não se agarram a partido nenhum, assim gerando uma grande violência de ambas as partes. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, essa violência também parte da pessoa a frente do poder, que à a induz no meio do povo, fazendo com que o partido se pareça mais com uma ceita, assim, criticando tanto os que são contra (Vírgula) como os que não se posicionam de alguma forma, o que só causa ainda mais desavenças. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture as discussões apresentadas. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) No fim, cabe às pessoas perceberem que não se devem deixar levar por partido A ou B e acabarem tornando-se ignorantes umas com as outras (Vírgula) mas sim que entendam que está tudo bem discordar, já que vivem em um país democrático. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita. Parágrafo frasal)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento, de modo a garantir uma argumentação mais produtiva ao longo do texto. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção.Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |