Desvalorização do trabalho docente no Brasil 24 - Banco de redações


Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 26/09/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muito se tem discutido, recentemente, acerca da desvalorização do trabalho docente no Brasil. Convém ressaltar que a mesma é incabível, visto que a formação proporcionada pelos professores é essencial para formar profissionais em diversas outras áreas. (Formule a tese)

Primeiramente, deve-se ter em mente que o docente está presente em diversas fases da vida. Junto com os pais, ensinam os princípios básicos, depois vão acrescentando na vida acadêmica e pessoal dos estudantes. Porém, muitas vezes não são reconhecidos pela comunidade, a qual os dirige desrespeito e desinteresse. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, Nelson Mandela já afirmava: "A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo". Logo, infere-se que esta é fundamental para os seres humanos, pois ela ensina o indivíduo a conviver na sociedade e a obter êxito em sua vida. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) É importante ressaltar, em terceiro plano, como os professores buscam inovar seus métodos para uma maior qualidade de ensino. Por exemplo na pandemia, o trabalho docente foi reinventado, adaptado ao mundo digital para poder suprir as necessidades de ensino e a aprendizagem. (Argumento pouco explorado)

(Boa estratégia coesiva) Portanto uma intervenção faz-se necessária. A população, principalmente os pais e os alunos, devem conscientizar-se para acabar com a falta de respeito direcionados aos professores. Poderia também ser usada a mídia para divulgar a importância dessa profissão. O governo (Vírgula) por sua vez, deve oferecer mais capacitações e (Vírgula) consequentemente, uma maior remuneração, além de melhores condições de trabalho, para incentivar e valorizar o trabalho docente. (Proposta incompleta) 

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200