Valorização do trabalho docente no Brasil - Banco de redações


Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 26/09/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A dificuldade de lecionar em um país como o Brasil ficou mais difícil nesses últimos anos, professores são cada vez mais desvalorizados e menosprezados em sala de aula, sendo que fora dela também não é diferente com seu trabalho sendo remunerado de forma injusta, (Justaposição) em vários países ser professor é uma profissão de muito respeito, por que no nosso país é diferente? (Melhore a contextualização do tema)

O papel de um professor é algo de muito prestígio, ser responsável pela educação dos próximos cidadãos do nosso país não é fácil, e mesmo assim esses profissionais sofrem todos os dias humilhações e desrespeito em sala de aula, todos os anos se tornam virais vídeos de alunos gritando ou até mesmo agredindo professores em sala, mesmo os educadores sendo de extrema importância no molde de personalidade de cada jovem, a escola é um dos primeiros contatos com sociedade, é por isso que se precisa de pessoas qualificadas para isso, mas quando esse profissional não recebe o pagamento que seria justo para essa tarefa, as relações se tornam complicadas, causando rachaduras na relação com os alunos, que já se sentem pressionados, com um professor amargurado, eles se distanciam ainda mais dessa profissão, com medo de se tornarem iguais, talvez seja por isso que tantos jovens não desejam seguir esse caminho. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture a discussão apresentada)

(Melhore a estratégia coesiva) A sociedade acha que é fácil o trabalho do professor, somente ficar em uma sala de aula e ler o que está em um livro, é esquecido que esses profissionais levam anos estudando seu ofício, aprendendo as matérias de sua área, se preparando psicologicamente para lidar com jovens em estado de crescimento, com personalidades voláteis. O professor se prepara tanto para no final receber pouco dinheiro e muita ingratidão vinda de pais e alunos, o governo que deveria amparar esses profissionais, os descartam com facilidade, pois convém a certos políticos que os jovens permaneçam na ignorância, em países como china, Malásia e Taiwan esses profissionais são muito valorizados, como mostrado no relatório da Global Teacher Status de 2018, elaborado pela Varkev Foundation, (Justaposição) na Ásia em geral há uma certa admiração por educadores, sendo levado bem a sério o ditado de “Conhecimento é poder”. (Reestruture a discussão apresentada. Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, seguindo essas ideias, nossa sociedade brasileira deveria ser mais grata aos profissionais na educação, ser trabalhado essa ideia de que são pessoas admiráveis e capacitadas, e os responsáveis de alunos deveriam ensinar que essas pessoas merecem respeito, já os órgãos que cuidam da parte financeira, deveriam oferecer melhores condições de trabalho, com salários maiores que cubra necessidade de todos, seja em instituições públicas ou privadas, para que incentive mais a procura por essa profissão. (Evite um parágrafo frasal. Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Respeite o limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     720


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200