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Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 26/09/2022

Status:

Corrigida
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A China é considerada o país com o maior prestígio da profissão de professor, de acordo com o Global Teacher Status 2018. Ademais, esse reconhecimento é em virtude da valorização desses profissionais, socialmente e economicamente. Entretanto, no Brasil, diversos fatores, como a baixa renumeração e a falta de incentivo à educação, implicam na desvalorização do trabalho docente, oposto ao encontrado nas escolas chinesas. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, no Estado brasileiro, os decréscimos investimentos em educação e os baixos salários para os professores são empecilhos para a valorização da carreira, na medida em que desencadeia o desinteresse nos estudantes em cursar a profissão devido à falta de motivação, e não há o respectivo reconhecimento do educador (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse sentido, é necessário são necessárias medidas para a supressão dessa desvalorização.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, meio que afasta o Brasil do prestígio do trabalho docente é a ausência de incentivos na educação. Por analogia, o filme "A Sociedade dos Poetas Mortos" critica o modelo tradicional e conservador de ensino, que era repreensivo e inflexível. Dessa forma, como apresentado na obra cinematográfica, a falta de inovações no ensino desencadeia a indiferença às aulas e aos professores. (Reestruture a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível medidas para reverter esse cenário. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o reajuste do piso salarial aos professores e o incentivo ao sistema educacional, a fim de proporcionar a valorização do trabalho docente e a proximidade à organização de ensino da China. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200