A China é considerada o país com o maior prestígio da profissão de professor, de acordo com o Global Teacher Status 2018. Ademais, esse reconhecimento é em virtude da valorização desses profissionais, socialmente e economicamente. Entretanto, no Brasil, diversos fatores, como a baixa renumeração e a falta de incentivo à educação, implicam na desvalorização do trabalho docente, oposto ao encontrado nas escolas chinesas. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, no Estado brasileiro, os decréscimos investimentos em educação e os baixos salários para os professores são empecilhos para a valorização da carreira, na medida em que desencadeia o desinteresse nos estudantes em cursar a profissão devido à falta de motivação, e não há o respectivo reconhecimento do educador (Melhore a apresentação dessa discussão). Nesse sentido, é necessário são necessárias medidas para a supressão dessa desvalorização.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, meio que afasta o Brasil do prestígio do trabalho docente é a ausência de incentivos na educação. Por analogia, o filme "A Sociedade dos Poetas Mortos" critica o modelo tradicional e conservador de ensino, que era repreensivo e inflexível. Dessa forma, como apresentado na obra cinematográfica, a falta de inovações no ensino desencadeia a indiferença às aulas e aos professores. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível medidas para reverter esse cenário. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o reajuste do piso salarial aos professores e o incentivo ao sistema educacional, a fim de proporcionar a valorização do trabalho docente e a proximidade à organização de ensino da China. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |