De acordo a obra Vidas Secas (Vírgula) de Graciliano Ramos, sabe-se a importância da educação para a população carente do nosso país, valorização do trabalho docente no Brasil (Reestruture. Melhore a construção de sentido). Contudo, tal valorização não se concretiza efetivamente no Brasil, uma vez que a falta de reconhecimento e de remuneração justa e o silencia mento mediático sileciamento midiático configuram-se enfrentado no país (Problemas na construção de sentido), (Justaposição) nesse contexto, deve-se sinalizar os fatores que fomentam a problemática, com o intuito de solucionar. (Formule a tese)
Sob viés, é fulcral pontuar a falta de reconhecimento dos discentes em nosso país por parte estatal e social como impulsionador do empecilho. Nesse sentido, de acordo com a Constituição federal de 1988, é dever do Estado garantir a educação da nação. Entretanto é fato que os cidadãos não usufruem desse direito, visto que a precariedade da rede de ensino é indubitável uma mudança dessa postura estatal, para o bem coletivo. (Problemas na construção de sentido. Reformule)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é importante ressaltar os baixos salários do discentes docentes, atualmente tivemos um projeto de lei que vai aumentar o piso salarial em aproximadamente 30%, mas nem todos os governantes repassaram essa proposta. E vemos o silencia mento das mídias, para denunciarem essa falta de repasse. Esse repasse é um incentivo para novos discentes e para melhorar a educação do Brasil, e não se igualar a obra vidas secas que os personagem não tiveram uma alfabetização. (Reestruture a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente a necessidade de uma valorização dos discentes. Para isso (Vírgula) o governo deve investir, por meio de novos concursos, melhor remuneração. (Truncamento)Transformando em um país ao topo da educação. De acordo Paulo Freire a "educação não muda o mundo, ela muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo". (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais clareza. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |