Os professores são essenciais para a construção da cidadania. Tal relevância foi retratada na série ''Anne com E'', em que a docente Stacy prepara com excelência seus alunos para a vida em sociedade. Entretanto, apesar de sua importância, esse trabalho encontra-se desvalorizado no Brasil. Nesse viés, medidas são necessárias para mitigar essa problemática, para isso, aponta-se uma falha na educação como obstáculo e o prejuízo no desenvolvimento dos jovens como consequência do revés. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é justo citar -conforme as ideias desenvolvidas por Paulo Freire, no livro ''Pedagogia da Autonomia''- a importância das escolas em fomentar habilidades socioemocionais -como o respeito e a empatia-, e não apenas conhecimentos técnicos e científicos. Sob essa óptica ótica, as instituições acadêmicas brasileiras, ao serem conteudistas, não lecionam os conteúdos necessários para viver em harmonia, contrariando a visão de Freire sobre os aprendizados mais significativos. Isso acarreta, portanto, a formação de indivíduos em desarmonia, incapazes de considerar e valorizar profissões fundamentais para toda a população, dentre elas, a de docente.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, vale evidenciar o prejuízo causado na educação pela falta de valorização do trabalho de ensinar. Na narrativa ''Conto de Escola'', de Machado de Assis, percebe-se o grande respeito que os alunos possuem por seu lecionador. Sob essa óptica, infere-se que a relação apresentada na obra é inexistente na sociedade brasileira, em decorrência disso, os estudantes -ao não se importarem com o valor do professor e o ensino realizado por esse profissional- negligenciam os aprendizados fundamentais para a formação de um cidadão e, assim, evitando a contribuição das escolas para o amadurecimento intelectual e o convívio social. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, medidas são necessárias para atenuar esse problema. Nesse sentido, é preciso que as escolas brasileiras transmitam, aos alunos, o reconhecimento do -por meio de palestras e debates socioemocionais, com um planejamento adequado-, para que os estudantes e, consequentemente, a população perceba o valor do emprego de professor. Espera-se, com isso, que o trabalho docente tenha a valorização proporcional a sua alta importância, no Brasil. (Muito bem. Apresentou a proposta)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |