"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” A frase mencionada pelo célebre escritor Paulo Freire, em sua terceira carta pedagógica, retrata a importância da educação no desenvolvimento humano e, consequentemente, a necessidade do trabalho docente. Contudo, no Brasil, a pouca valorização desses profissionais configura-se um empecilho a ser enfrentado. Nesse prisma, deve analisar como a negligência estatal e a falta de empatia fomentam a problemática, com o intuito de solucioná-la. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, é fulcral ressaltar a negligência das entidades estatais como fator primordial para manutenção do imbróglio. Nesse sentido, consoante à Constituição federal de 1988-lei de maior hierarquia jurídica do país, é um dever do Estado prezar sempre pela melhoria da educação e bem-estar dos profissionais. Contudo, é notório as brechas no cumprimento de tal responsabilidade, tendo em vista as precárias condições que muitos professores estão expostos, por exemplo, a falta de materiais escolares e os baixos salários,principalmente, nas redes públicas. Isso, por consequência, contribui para que a qualidade do ensino diminua e com o descontentamento financeiro dos docentes (Explore com mais produtividade). Dessa forma, é indubitável uma mudança dessa postura estatal para garantir um progresso na educação.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo pontuar que a desvalorização dos pedagogos deriva da apatia do corpo social. Acerca disso, Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, menciona na sua obra "Modernidade líquida " sobre a liquidez do corpo social, ou seja, uma sociedade individualista e com fluidez nas relações humanas . À luz dessa ótica, é evidente a falta de empatia dos brasileiros acerca do trabalho dos professores, visto que frequentemente o indispensável papel dos educadores na formação do povo não é reconhecido. Nessa circunstância, devido à desvalorização, muitos docentes optam por abandonar as salas de aulas que, futuramente, ocasionará a carência de tais especialistas na área. Logo, urge conter o individualismo da nação verde-amarela para proporcionar o bem-estar dos lecionadores.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, medidas são necessárias para conter o revés no cenário brasileiro. Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, responsável pela política nacional de educação do país, criar projetos de melhoria nas condições de ensino dos educadores, por meio do direcionamento de verbas para compara compra de materiais e aumento dos salários, a fim de que tais profissionais sejam realmente valorizados no âmbito de ensino . Ademais, o governo federal, instância máxima de poder, visando informar a população da importância do fundamental trabalho dos professore para a formação social, deve criar campanhas, através das mídias digitais. Destarte, haverá a valorização dos docentes e o Brasil terá uma sociedade transformada como menciona Paulo Freire. (Muito bem. Apresentou a proposta)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |