Na obra cinematográfica “Escritores da Liberdade”, Erin Gruwell torna-se a nova professora de uma classe de alunos em situação de vulnerabilidade que, mesmo após suas diversas tentativas de melhorar o ensino da escola, não demonstram interesse por suas aulas. Análogo à realidade, o atual cenário educacional brasileiro é marcado por uma intensa desvalorização do professor, relacionada aos salários baixos e ao desinteresse dos estudantes em aprender. Assim, a problemática deve ser superada para que uma sociedade integrada seja alcançada. (Muito bem. Formulou a tese)
Sob esse viés, é importante destacar que a educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a 13ª posição na lista de economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema de ensino de qualidade, que valoriza os seus docentes de forma notável. Contudo, a realidade é justamente o oposto, pois segundo o relatório Global Teacher Status 2018, o Brasil teve o pior índice de prestígio da profissão entre outros 35 países avaliados. A China, o país mais populoso do mundo, se classifica em primeiro, demonstrando como a superpopulação brasileira, e consequentemente a saturação de capacidade de salas de aula, não deveria ser uma justificativa para a desvalorização do professor pelo Estado e pela sociedade. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Segundo Paulo Freire, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. É necessário evidenciar que os salários baixos fornecidos pelas escolas públicas e privadas resultam na contratação de profissionais menos capacitados, que nem sempre são capazes de desenvolver aulas atrativas e produtivas para classes cheias de alunos, que possuem cada um dificuldades de aprendizado individuais e diferentes. Nesse contexto, evidencia-se um ciclo danoso dentro do sistema educacional brasileiro, urgindo por soluções que atinjam a raiz do problema: a falta de interesse e investimentos do Estado neste setor tão essencial para a formação de novos indivíduos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, infere-se que ainda há entraves para a solução da problemática. Para isso, é necessário que o governo federal, aliado ao Ministério da Educação e às prefeituras municipais, tome providências, como a oferta de melhores salários para os professores de modo que sejam incentivados a lecionar de forma adequada. Tal ação, aliada à construção de novas escolas para que se evite a superlotação de salas de aula, formaria um novo e positivo relacionamento entre estudantes e docentes, pois seriam capazes de trazer melhores resultados em suas funções. Somente assim, será possível mudar o cenário social visto na classe de Erin Gruwell. (Apresente os meios)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |