Ciclo de desvalorização - Banco de redações


Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 26/09/2022

Status:

Corrigida
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Na obra cinematográfica “Escritores da Liberdade”, Erin Gruwell torna-se a nova professora de uma classe de alunos em situação de vulnerabilidade que, mesmo após suas diversas tentativas de melhorar o ensino da escola, não demonstram interesse por suas aulas. Análogo à realidade, o atual cenário educacional brasileiro é marcado por uma intensa desvalorização do professor, relacionada aos salários baixos e ao desinteresse dos estudantes em aprender. Assim, a problemática deve ser superada para que uma sociedade integrada seja alcançada. (Muito bem. Formulou a tese)

Sob esse viés, é importante destacar que a educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a 13ª posição na lista de economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema de ensino de qualidade, que valoriza os seus docentes de forma notável. Contudo, a realidade é justamente o oposto, pois segundo o relatório Global Teacher Status 2018, o Brasil teve o pior índice de prestígio da profissão entre outros 35 países avaliados. A China, o país mais populoso do mundo, se classifica em primeiro, demonstrando como a superpopulação brasileira, e consequentemente a saturação de capacidade de salas de aula, não deveria ser uma justificativa para a desvalorização do professor pelo Estado e pela sociedade. (Delimite e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Segundo Paulo Freire, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. É necessário evidenciar que os salários baixos fornecidos pelas escolas públicas e privadas resultam na contratação de profissionais menos capacitados, que nem sempre são capazes de desenvolver aulas atrativas e produtivas para classes cheias de alunos, que possuem cada um dificuldades de aprendizado individuais e diferentes. Nesse contexto, evidencia-se um ciclo danoso dentro do sistema educacional brasileiro, urgindo por soluções que atinjam a raiz do problema: a falta de interesse e investimentos do Estado neste setor tão essencial para a formação de novos indivíduos.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, infere-se que ainda há entraves para a solução da problemática. Para isso, é necessário que o governo federal, aliado ao Ministério da Educação e às prefeituras municipais, tome providências, como a oferta de melhores salários para os professores de modo que sejam incentivados a lecionar de forma adequada. Tal ação, aliada à construção de novas escolas para que se evite a superlotação de salas de aula, formaria um novo e positivo relacionamento entre estudantes e docentes, pois seriam capazes de trazer melhores resultados em suas funções. Somente assim, será possível mudar o cenário social visto na classe de Erin Gruwell. (Apresente os meios)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200