“Manual da Faxineira” é um livro que retrata a vida e as diversas profissões de Lucia Berlin, escritora norte americana, que devido a um trauma em sala de aula, (Sem vírgula) deixou de lecionar. A ex-professora foi alvejada por uma pedra disparada por um dos alunos através da janela, evento que a deixou com traumas físicos e psicológicos. Analogamente ao vivido pela escritora, muitos professores enfrentam a crescente desvalorização de suas profissões, seja devido aos baixos salários ou à falta de respeito. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, cabe destacar como os baixos salários propiciam a desvalorização do docente no Brasil. Muitas vezes, o professor desempenha papéis além da docência em sala de aula e acaba atuando como modelo de conduta, psicólogo e apoio emocional para muitos alunos. Segundo Paulo Freire, a educação com laços entre professor e aluno tende a ser transformadora, porém a falta de remuneração adequada tende a ser desestimulante para a realização desse serviço. Consequentemente, para que haja a devida valorização do professor (Vírgula) os salários devem ser equivalentes. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em seguida, há o problema da falta de respeito a que muitos são submetidos durante o trabalho. Isso ocorre por conta da realidade social a que muitos são submetidos, em que alunos, especialmente os de ensino público (Vírgula) não são ensinados sobre o valor que o docente tem em sociedade e para a formação do futuro deles (Reestruture essa discussão). Como a autora Lucia Berlin discorre em suas obras, o desrespeito é tamanho, que muitas vezes não compensa continuar lecionando em circunstâncias tão desumanas e esgotantes. Com efeito, a falta de valor do professor reflete uma sociedade que não reconhece a educação e seus profissionais.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, medidas devem ser tomadas para que haja a devida valorização do trabalho docente no Brasil. O Ministério da Educação (MEC) – órgão responsável pela educação no país – deve, por meio de acordos com secretarias municipais e estaduais, aumentar o piso salarial do professor e oferecer também apoio psicológico e de saúde para que eles possam atuar da melhor maneira possível. Dessa forma, menores desistências serão registradas e a educação será respeitada. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Comentários do corretor
Explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |