Na sociedade contemporânea, docentes vêm sofrendo constante desvalorização em virtude das precárias condições em que se encontram fatores-chave para o enobrecimento de uma profissão, como a percepção da sociedade, retratada na obra Casa de Pensão, de autoria de Aluísio de Azevedo, por meio do desejo de Amâncio de Vasconcellos em se tornar médico devido ao fascínio da população. Ademais, fatores como o salário influenciam diretamente na valorização ou não de um trabalho, visto que o elemento renda é diretamente ligado à "importância" de uma profissão na sociedade brasileira. Tal realidade demonstra o completo desprezo pela profissão de educador, que por ser essencial ao conhecimento, torna-se fatídico a discussão da atual situação do trabalho docente brasileiro. (Delimite as discussões iniciais)
Primeiramente, é de real importância relembrar que diversas pessoas consideradas geniais na história da humanidade, como Albert Einstein, criador da teoria da relatividade geral (Vírgula) e Leonardo da Vinci, pintor da obra de arte Monalisa, foram alunos em diversas etapas de suas vidas, e, embora detenham certa genialidade, provavelmente não chegariam a desenvolvê-la, caso não tivessem sido instruídos por professores. Apesar de não serem brasileiros, ambos são exemplos excelentes para a comprovação da necessidade da presença de um orientador, para o desenvolvimento acadêmico de um ser humano. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, o estigma relacionado aos docentes brasileiros é marcado por ditados populares como: "Professor morre de fome", que retratam, além da desvalorização da profissão, uma realidade dura para muitos que a exercem, caracterizada por baixos salários, ampla jornada de trabalho e uma rotina estressante devido ao contato com pessoas das mais variadas idades. Ainda que existam enormes contratempos na profissão de professor, muitos a escolhem, por amor, e órgãos governamentais, como a Secretaria de Educação e Cultura, já retratam, por meio de relatórios e pesquisas, uma melhora nesse quadro, a partir de medidas, como a criação do Dia Internacional do Professor e o mínimo, contudo perceptível aumento no piso salarial, tanto na esfera pública quanto privada. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Sendo assim, torna-se claro, (Sem vírgula) que para a reversão da triste realidade vivenciada pelos docentes brasileiros, (Melhore a construção de sentido) a necessidade de uma intervenção estatal, por meio de leis criadas pelo Legislativo, que determinem salários proporcionais ao tamanho esforço realizado diariamente para a formação e desenvolvimento de alunos, além de em conjunto à parceria com a mídia responsável, sejam realizadas propagandas, que objetivem a mudança da percepção social da profissão de professor, possibilitando (Vírgula) assim, que fenômenos, como Albert Einstein, possam existir, e contribuírem para o desenvolver científico.
Comentários do corretor
Explore a discussão com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |