Desde a Grécia Antiga, os filósofos lecionavam sabedoria, um deles seria Aristóteles que fundou a escola peripatética. Tal cenário evoluiu no século 21, mesmo que haja retrocessos atuais no Brasil. Tais entraves seriam a opressão dos docentes no âmbito escolar e a infraestrutura retrógrada. É inadmissível que esses problemas persistam em larga escala, visto que a valorização do trabalho docente é algo que deveria estar presente em todo o país. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeira análise, o silenciamento é presente na história brasileira. Sob essa perspectiva, a Ditadura Militar, de 1945 até 1964, foi responsável pela morte de vários professores por causa de posicionamentos contrários à ordem política vigente da época. Dessa forma, oprimir era viável ao invés de respeitar opiniões divergentes. Entretanto, até hoje isso persiste e deve ser mitigado para que as opressões diminuam, dado que na bandeira brasileira há a frase de viés positivista “Ordem e progresso”. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o Ministério da Educação criou o novo ensino médio e já foi implementado em algumas escolas brasileiras. Todavia, há reclamações sobre a infraestrutura nesses ambientes de ensino, principalmente de professores. Com a pandemia de Covid-19, a educação dos estudantes piorou. Por conseguinte, alguns professores não tinham acesso à internet ou aparelhos eletrônicos. Portanto, é essencial uma reavaliação para que novas implementações na prática de educar sejam eficientes. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, o conhecimento é compartilhado desde a Grécia Antiga e merece apenas evoluções significativas. Logo, o Poder Público (Reveja o agente), órgão responsável por três poderes do Estado, deve garantir que haja evolução dos direitos dos professores, mediante reforço de leis, para minimizar casos de opressão nos âmbitos escolares com o fito de socializar a relação entre professor e estudante para criar uma convivência baseada no respeito. Além disso, o MEC, responsável pela educação brasileira, precisa ter verbas maiores para causas atuais como a inópia das infraestruturas estudantis, por intermédio do governo federal, pois é fundamental que o docente trabalhe com todos os materiais essenciais para a lecionar, tendo assim possibilidades para implementar o novo ensino médio de maneira eficiente. Em síntese, haverá elevação no prestígio ao docente brasileiro. (Apresentou a proposta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |