# MRG SANTOS - Banco de redações


Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 24/09/2022

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É notório o quão se tornou difícil exercer a profissão de ser professor, embora já ter sido respeitadas nos anos 70, 80 e 90, pois, (Sem vírgula) a mudança é extremamente visível. De um lado a desvalorização dos professores (Vírgula) do outro a falta de interesse e o desrespeito dos alunos. (Melhore a contextualização do tema) 

Certamente houve um tempo que ser educador era motivo de orgulho de muitos, mas devido sua desvalorização e a falta de reconhecimento esta profissão se tornou vergonhosa. Primeiramente (Vírgula) vê-se que começa pelo baixo salário e depois pelo fato, (Sem vírgula) que para muitos ser professor é falta de opção, assim como em outras profissões existem pessoas que pensão  pensam e dizem estas mesmas palavras (Reelabore essa discussão). Segundo o relatório Global Teacher Status 2018, elaborado pela Varkey Foundation, o prestígio da profissão no Brasil tem o pior índice entre 35 países avaliados, isto é muito degradante.

Com tudo, e como se não bastasseContudo tem a falta de interesse e o desrespeito dos alunos que agrava e muito a vida destes profissionais. Com certeza para muitos a lembrança ainda é prazerosa de quando iam a escola, aprendiam a cantar o Hino Nacional, aprendiam Histórias, Geografia, Matemática entre outras matérias. No entanto, não se pode culpar a evolução, mas com a sua chegada percebe-se que aumentou a falta de interesse e a violência contra os professores. Os Jornais, TVs, Internet noticiam quase todos os dias alunos e seus pais agredindo professores verbalmente, fisicamente e até fatalmente; como um dos casos que aconteceu em dezembro de 2017, a  há 4 anos na escola na zona sul de São Paulo. Aluno bate em professor após receber nota que tirou em matemática. Este é apenas um dos casos. (Abordagem limitada) 

(Melhore a estratégia coesiva) Com base nessas condiçoes é preciso que os professores sejam acolhidos por escolas, colégios, pais e alunos com o reconhecimento merecido. É necessário que o Ministério da Educação entre com providência valorizando a profissão com um salário digno, fazer parceria com escolas, colégios, faculdades e criar projetos que mostrem aos estudantes o quanto é importante esta profissão, usar meios como TVs, Jornais, Rádio, Internet entre outros com finalidade de orientar pais e alunos e alcançar de forma objetiva cada um. Assim os alunos passam a ver o quanto esta profissão é importante para se tornar um ser humano produtivo e realizador de sonhos.

Comentários do corretor


As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas, evitando uma abordagem superficial. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200