Na Grécia Antiga, os professores, também chamados de filósofos, eram ovacionados por orientarem a sociedade da busca pelo conhecimento. Entretanto, na atualidade, a docência não recebe o mesmo prestígio que antigamente, padecendo com a desvalorização da profissão no Brasil. Tal problema tem raízes na carência de investimento para a educação e na falta de atenção dos alunos, por isso, essa problemática precisa ser debatida para ser sanada. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, a falta de investimento na educação restringe o exercício pleno da docência, desvalorizando-a por não promover a manutenção da estrutura básica para sua realização. Nesse sentido, a falta de recursos ocasiona em salas de aulas desestruturadas, com a ausência de quadro e “data show”, por exemplo, junto à baixa remuneração, desmotivando os professores a seguirem na profissão. Diante dessa conjuntura, deve-se pontuar que, de acordo com geografo Milton Santos, a desvalorização pedagógica no Brasil se dar dá, principalmente, pelo salário inapropriado, devido à percepção de ser uma profissão inferior quando comparada à engenharia e medicina (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, a ausência da atuação governamental continuará a propiciar a desvalorização do corpo docente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a crescente falta de atenção dos alunos, devido ao uso de aparelhos eletrônicos nas aulas, fomenta a desvalorização dos professores. Nesse viés, segundo o G1 (2022), cerca de 40% dos alunos brasileiros preferem navegar por aplicativos, como o “tik tok”, por julgar as aulas como irrelevantes (Reestruture essa discussão). Acerca disso, os professorem professores se encontram diariamente em disputa com as redes sociais pela atenção dos seus alunos que não estão dispostos a aprenderem os conteúdos propostos, inferiorizando as aulas e privilegiando a internet, por considerá-la mais importante. Assim, é inadiável trazer a atenção dos alunos novamente para a sala de aula, retomando a valorização dos professores. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Diante o exposto, portanto, torna-se urgente erradicar a desvalorização do trabalho docente no Brasil. Para isso, é dever do Ministério da Educação realizar investimentos na educação, por meio das devidas medidas governamentais, para que todas as escolas possam se estruturar dos recursos necessários para a realização das aulas, além de poderem pagar o salário ideal para os professores. Atrelado a isso, as escolas devem realizar campanhas de conscientização, sobre a importância de se valorizar os docentes e não utilizarem os celulares durante as aulas. Juntas, essas medidas terão a finalidade de retomar o prestígio que os professores tinha na Grécia Antiga. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |