Na malhação denominada "Viva a diferença", exibida pela Rede Globo, é retratado em diversos episódios o drama das escolas e da educação no Brasil que se encontram desprezadas, tanto pelo governo quanto pela sociedade. Essa retratação, fortemente associada à atual realidade brasileira, explicita a falta de valor dada ao trabalho docente, uma profissão que incessantemente luta pela evolução e futuro dos brasileiros. Nesse sentido, cabe a análise a cerca acerca dos fatores que influenciam essa desvalorização, dando ênfase a inobservância governamental e a indiferença social. (Muito bem. Formulou a tese)
Primeiramente, é lúcido ressaltar a inobservância governamental na desvalorização do trabalho docente. Segundo o filósofo prussiano Immanuel Kant: "O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele". Entretanto, apesar da educação ser um dos pilares para a formação de uma sociedade consistente, o governo, ainda que consciente disso, por meio dos baixos salários fornecidos aos professores e com a falta de investimentos para avanços na educação de forma geral, contribui para o tangenciamento desse pilar. Tais ações acabam refletindo-se essa desvalorização na sociedade, gerando cidadãos que possuem cada vez menor interesse na educação e fomentando profissionais desqualificados para a área. (Delimite)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a desvalorização do trabalho docente no Brasil é cristalizada pela indiferença social. Os avanços tecnológicos e o fato de estar em evidência a chamada "era digital", (Sem vírgula) trouxe consigo a valorização das novas tecnologias e das profissões que estão diretamente ligadas à inovação, esse novo cenário culminou na desvalorização dos professores, uma vez que a sociedade considera uma profissão arcaica e com uma remuneração que não supre as exaustões vivenciadas. Desse modo, observa-se a colocação brasileira de 35° lugar, segundo Varkey Foundation, em seu relatório "Global Teacher Status 2018" relacionada ao prestígio da profissão de professor. Evidencia-se, portanto, uma desvalorização vinda não só do governo, mas também da sociedade em relação a uma profissão essencialmente responsável pelo futuro próspero do Brasil. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que esse cenário de desvalorização do trabalho docente no Brasil seja assolado. Dessarte o Ministério Da Educação, órgão responsável pela manutenção do ensino, promova a valorização de professores por meio do aumento do piso salarial, além de disponibilizar cursos de aperfeiçoamento e empenhar formações profissionalizantes que exijam maior empenho de seus estudantes. Tais ações devem ser realizadas com o intuito de valorizar a profissão de professor e a formação de profissionais mais qualificados, garantindo a formação de uma sociedade consciente. Desse modo, séries como a Malhação Viva a Diferença não terão mais fortes ligações com a realidade brasileira. (Muito bem. Apresentou a proposta)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |