"No meio do caminho tinha uma pedra", o verso do poema de Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro, pode ser considerado como uma metáfora para os obstáculos da vida de seu eu lírico. De maneira semelhante, a valorização do trabalho docente no Brasil ainda é um grande desafio presente no desenvolvimento da nação. Sendo assim, cabe a observação acerca dos fatores que favorecem a questão, com ênfase na descredibilidade da sociedade e no descaso estatal. (Muito bem. Formulou a tese)
Em uma primeira análise, é fundamental apontar que o desinteresse do corpo social pelo cargo de educador é um dos impulsionadores dessa situação. Nesse sentido, devido aos inúmeros empecilhos que envolvem a profissão, como baixos salários, desrespeito dos alunos em sala de aula, muitas pessoas não enxergam o trabalho do docente como algo promissor. Como resultado dessa visão, cada vez menos indivíduos optam por ocupar esse ofício e estimá-lo, o que faz com que o quadro de desvalorização cresça no território brasileiro. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale ressaltar que a negligência governamental faz com que essa situação se perpetue pelo âmbito nacional, já que cada vez mais ocorre a diminuição de verbas direcionadas ao setor educacional. De acordo com o economista britânico Sir Arthur Lewis, "Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido". Sob essa perspectiva, percebe-se que essa ideologia não se faz presente entre os representantes políticos, visto que não há o interesse em promover melhorias no ensino brasileiro e, consequentemente, melhores condições de trabalho aos professores. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para solucionar o impasse. Para isso, o governo federal, em parceria com o Ministério da Educação, deve ampliar a qualidade do ensino brasileiro, por meio de investimentos no setor. Essa ação deverá ofertar salários em quantias maiores aos educadores, bem como garantir a contratação de mais profissionais, a fim de incentivar a entrada e a permanência na profissão e evitar que o ensino fique comprometido. Além disso, as escolas devem conscientizar pais e alunos acerca da importância do emprego do professor, por meio de ciclos de palestras. Espera-se, com essas medidas, que a desvalorização do trabalho docente deixe de ser uma pedra no caminho do desenvolvimento da nação. (Muito bem. A proposta está completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |