O Declínio da valorização do trabalho docente no Brasil se intensificou após o cenário pandêmico em 2020. (Truncamento) De modo que, (Sem vírgula) os baixos salários percebidos pelos professores aliado à falta de interesse os alunos referente aos estudos são os principais motivos dessa desvalorização. Sendo assim, as consequências dessas problemáticas merecem uma análise crítica. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro plano, é oportuno afirmar que a principal consequência da desvalorização do professor no Brasil é o baixo piso salárial, por esse motivo a profissão tem sido progressivamente menos requisitada pelos estudantes. Prova disso, é que segundo uma pesquisa realizada em 2018 pelo Global Teacher Status, a importância do trabalho docente no Brasil obteve a nota miníma em uma escala de avaliação de 1 a 100, considerado (Vírgula) portanto, o país com o pior indíce entre os 35 avaliados. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo plano, vale ressaltar que a falta de interesse dos alunos para com os estudos colabora com o declínio dessa profissão. Isso poque, a maioria dos estudantes considera irrelevante o trabalho docente e consequentemente não valorizam o aprendizado. Fato esse que perpetua a problemática dessa situação. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é intolerável o declínio da valorização do trabalho docente no Brasil. Por isso, é dever do Ministério da educação (MEC), órgão governamental responsável pela regulamentação da educação no Brasil, por meio de políticas públicas, propor um reajuste do piso salárial dos profesores, para estimular e capacitar esses profissionais, além de investir em melhores condições no ambiente escolar, como por exemplo, melhorar o material didático e promover as ativiades extra curriculares extracurriculares. (Truncamento) A fim de preservar a valorizção dos professores na sociedade. (Muito bem. Apresentou a proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |