Os docentes carregam imensas responsabilidades devido à sua função social, como administradores do conhecimento, cuidadores de seus alunos, exímios estudantes por sua vez, e formadores de cidadãos, cumprindo todos esses seus deveres ao mesmo tempo. No entanto, é de conhecimento comum da sociedade que a valorização, seja social, em forma de status e prestígio, seja econômica, em forma de remuneração, desses profissionais não acompanha a importância incomensurável da profissão. O Brasil não investe suficientemente em uma cultura de respeito ao trabalho de ensino e aos profissionais que o realizam, o que gera inúmeras consequências para uma categoria que já tem que lidar com o futuro de cidadãos em formação, algo por si só imbuído de muito valor. (Formule a tese com mais clareza)
Em vista desses problemas, recentemente o governo federal deu seu parecer às necessidades da profissão em forma de decretos que aumentam os pisos salariais nacionais para a categoria, contudo, estas medidas, apesar de necessárias, estão longe de serem suficientes para sanar os problemas estruturais que permeiam todo o trabalho do ensino no ambiente educacional brasileiro. Há desconfiança por parte das famílias se os professores estão cumprindo seus papéis perante os estudantes, e os próprios estudantes não possuem mais aquela admiração natural a quem lhes ensina. Soma-se a isso a polarização política exacerbada dos nossos tempos, que afeta diretamente alguns aspectos do ensino, como a imparcialidade e a necessidade de se mostrar várias ideologias e teorias diferentes de forma horizontal, sem tomar nenhuma como preferida ou superior à outra, o que faz boa parte da população desconfiar que o ensino das multiplicidades das visões já é algum tipo de doutrinação em si. (Delimite as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) Esses problemas mencionados só podem ser solucionados, da perspectiva social, por campanhas maciças do Governo Federal que lembre a população brasileira a importância do papel formador que o professor tem, advinda deste a necessidade de explicar a diversidade de grupos e visões de mundo que formam o mundo, para inteirar os alunos sem decidirem por eles. Os municípios e estados, através de políticas para melhorias das condições de trabalho dos seus próprios funcionários, como planos de saúde, estabilidade, dentre outros, criem incentivos para que mais pessoas adentrem nessa área de trabalho sem se preocupar se estão sendo recompensados justamente, (Ponto final) Atuando nessas duas frentes cria-se um cenário mais favorável para a docência.
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |