Desafios para a plena valorização do trabalho docente na sociedade brasileira - Banco de redações


Valorização do trabalho docente no Brasil

Enviada em: 21/09/2022

Status:

Corrigida
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A série "Segunda Chamada" , transmitida pela Rede Globo , retrata a situação precária vivenciada por docentes e alunos de uma escola pública , os quais , diante da necessidade de garantir a efetivação do ensino , são extremamente vulneráveis enquanto cidadãos. Ao sair da ficção e fazer uma análise da atual conjuntura brasileira , nota-se que a trama exemplifica a realidade enfrentada pela sociedade brasileira , visto que a falta de valorização do trabalho docente representa um mal que tem afetado grande parcela da população. A partir desse contexto , faz-se necessário analisar a inoperância estatal e a passividade do corpo social como constituintes dessa problemática. (Muito bem. Formulou a tese)

Diante desse cenário , é relevante destacar que a ineficácia governamental figura como um dos fatores que motivam a existência desse impasse. Nesse sentido , de acordo com o Contrato Social , proposto pelo contratualista Jhon Locke , cabe ao Estado fornecer medidas que garantam o bem-estar social. De maneira análoga à abordagem , nota-se que a máxima do autor não se faz presente na nação verde-amarela, haja vista que o governo não promove ações que poderiam , potencialmente , fomentar a valorização do trabalho docente no Brasil. Isso ocorre porque não são visíveis investimentos na educação a fim de promover o reconhecimento de tal profissão , a exemplo da ausência de reajuste salarial , que , por sua vez , é imprescindível para que haja mitigação dessa grave problemática. Desse modo , assim como em "Segunda Chamada" , os docentes brasileiros ficam cada vez mais propensos à deficitária valorização , ao pouco reconhecimento por parte do Estado e , por fim , à inércia social. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Ademais , vale ressaltar que a indiferença da sociedade vai de encontro com os problemas relacionados à temática. Tal questão ocorre pois , assil como afirmado pelo escritor israelense Yuval Harari , em sua obra "21 lições para o século XXI " , grande parte dos indivíduos não é capaz de perceber os reais problemas do mundo , o que favorece a adoção de uma postura passiva e apática diante de situções que necessitam de atenção. Nessa perspetiva , é notório que tal premissa configura-se na atual conjuntura brasileira , haja vista que a ausência de valorização do trabalho docente é um panorama que advém , substancialmente , da pouca importância dada a esse tema , seja no âmbito escolar , no qual os alunos não reconhecem o necessário papel dos docentes para o seu desenvolvimento intelectual , seja na sociedade em que , lamentavelmente , tal profissão é insuficientemente reconhecida e prestigiada. Dessa forma , em virtude do pouco valor dado aos profissionais da educação , a problemática se mantém no país. (Delimite)

(Boa estratégia coesiva) Portanto , é notório que a falta de valorização do trabalho docente constitui um entrave para o progresso da nação. É necessário que o Senado Federal sancione um projeto de lei a fim de reajustar o piso salarial dos professores no país. Além disso , o Poder Executivo federal , mais especificamente o Ministério da Educação , deve estimular ações de incentivo à valorização do trabalho docente. Tal ação ocorrerá por meio da criação do "Projeto Nacional de Valorização aos Profissionais da Educação" , o qual contará com atividades extracurriculares e palestras em sala de aula acerca da importância dessa profissão para o futuro do Brasil , com o fito de reconhecer a representatividade do docente no território nacional. Com tais medidas , os sofrimentos retratados em "Segunda Chamada" serão presentes apenas no plano fictício.

Comentários do corretor


Respeite o limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200