No filme "Escritores da Liberdade", é retratado os conflitos enfrentados pela professora recém-formada Erin Growell, que ao assumir uma turma de alunos (Vírgula) vistos como problemáticos, se depara com uma grande falta de interesse e desentendimentos por parte dos alunos. Apesar de ser uma obra ficcional, a produção cinematográfica possui, infelizmente, verossimilhança perceptível, haja vista a carência de valorização do trabalho docente no Brasil. Nesse viés, torna-se fundamental analisar os principais perpetuantes desse revés: a negligência governamental e a violência no âmbito educacional. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, é fulcral notar que a indiligência do Estado potencializa a desvalorização dos professores na sociedade. De acordo com o filósofo prussiano Immanuel Kant, a educação é arte que urge ser desenvolvida por várias gerações. No entanto, esse pressuposto não é concebido no Brasil, devido aos baixos investimentos das autoridades no campo escolar, muitos alunos se observam desestimulados em decorrência da precária infraestrutura das instituições públicas de ensino básico, fornecida pela máquina administrativa, causando desinteresse e evasão de uma parcela substancial dos estudantes. Por conseguinte, tal conjuntura é agravada ao perceber os baixos salários recebidos pelos educadores na esfera acadêmica, que contribui para a manutenção do desprestígio da profissão docente no corpo social. Assim, vê-se premente a necessidade de atuação estatal para reverter esse quadro deletério e contemplar a tese de Kant.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a violência em sala de aula indica o entrave da desvalorização do exercício docente no país. Nesse sentido, é possível traçar uma analogia com o conceito de banalidade do mal, cunhado pela filósofa Hannah Arendt, o qual afirma que o mal presente no cotidiano, e que aparenta ser normal, é passível de alienação nas pessoas de modo a fazê-las perderem a consciência do quanto ele é danoso a elas e aos outros. Nessa linha de raciocínio, depreende-se a hostilidade de muitos estudantes que manifestam a cultura proposta por Arendt no ambiente escolar como propulsor do menosprezo aos professores, tendo em conta a regularidade do deslustre aos docentes no ramo escolástico brasileiro. Com isso, enquanto práticas ofensivas acontecerem, o respeito ao professor será uma restrição. (Delimite)
(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, a imprescindibilidade de medidas que garantam a valorização do trabalho docente no Brasil. Cabe ao Ministério da Educação, órgão educacional máximo vigente, ampliar a estrutura das escolas, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE), a fim de tornar o convívio e aprendizado dos alunos e professores mais harmonioso e despertar estímulo nos estudantes. Ademais, é dever do MEC aumentar gradativamente o piso salarial dos profissionais da educação, fomentando maior notoriedade da classe na sociedade. Espera-se, desse jeito, que o panorama expresso em "Escritores da Liberdade" não seja mais uma realidade no contexto social brasileiro. (Muito bem. Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |