O trabalho docente consiste na realização das atividades realizadas por professores, diretores e pedagogos em ambiente escolar. Porém, podemos notar a desvalorização do emprego tanto pela sociedade quanto pelos governos, e redes municipais e estaduais de ensino. (Melhore a contextualização)
Ao longo dos anos, nota-se a luta dos funcionários públicos (Nem todos são) pelos seus direitos trabalhistas, infelizmente eles não são valorizados, muitas das vezes trabalham em situações precárias e no final do mês recebem um salário abaixo daquele prescrito por lei, em casos de afastamento por motivos de doença, licença maternidade, entre outros, deixam de receber ajuda do governo, o Estado nem se quer providência um auxílio para o empregado afastado. (Reestruture a discussão apresentada. Evite um parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Notamos a falta de empatia e respeito pela comunidade escolar, algumas escolas se encontram em condições precárias, salas de aula destruídas pelo tempo e clima, carteiras quebradas, lousas que mal se consegue escrever nelas, a falta de água, redes de internet que não chegam as escolas, ou, quando chegam, o sinal é péssimo, sendo assim dificulta a realização de atividades quanto pelo os alunos quanto professores. (Reestruture. Evite um parágrafo frasal)
(Boa a estratégia coesiva) Portanto, faz-se necessário investimentos nas redes de educação públicas e privadas por parte do estado, palestras sobre a importância do trabalho realizado por esses funcionários dentro e fora do ambiente escolar, distribuição de panfletos para alunos e responsáveis explicando da necessidade de manter o respeito com colegas e professores e demais funcionários da instituição de ensino, um salário justo para os profissionais da educação, criação de leis garantindo seus direitos em caso de afastamento por tempo indeterminado, ou demissão sem justa causa, torna-se essencial a fiscalização em relação as leis existentes. O mundo precisa se conscientizar sobre o trabalho docente e respeitar as pessoas envolvidas com essa nobre causa e profissão que serve de base para todas as outras profissões espalhadas pela sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta)
Comentários do corretor
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |