"Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas". A afirmação citada foi feita pelo filósofo Zygmunt Bauman, e, ao associar com a realidade brasileira, nota-se que existem impasses a seres superados na sociedade, como a desvalorização do trabalho docente. Diante do exposto, os baixos salários e o desrespeito são pontos críticos que tornam o problema evidenciado. (Muito bem. Formulou a tese)
Primordialmente, a baixa remuneração ofertada para esses profissionais é vergonhosa e impede a valorização (Explore essa discussão com mais produtividade). Nesse sentido, para conseguir uma renda mensal estável, muitos professores fazem jornada de trabalho alta e exaustiva, o que pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais, como Ansiedade e Síndrome de Burnout. Sob esta ótica, é notório a negligência estatal perante a este grupo, já que não é visível esforços governamentais para mudar este cenário.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o desrespeito sofrido pelos educadores contribui para o aumento da problemática. De acordo com o relatório " Global Teacher Status" publicado em 2018, o prestígio da profissão no Brasil é devastadora. Nessa perspectiva, ao avaliar tal pesquisa, percebe-se que o prestígio engloba também o respeito, que está muito defasado, e isso pode ser explicado por preconceitos enraizados no corpo social de maneira indireta, as vezes até direta, de que o docente é subordinado de alunos e responsáveis. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Dessa forma, para que o docente seja valorizado, urge que o Ministério da Educação junto com o Sindicato dos Professores faça com que ocorra o aumento salarial desse grupo e promova a conscientização da população acerca da importância do respeito não só com os educadores, mas também com todas as pessoas, por meio de campanhas governamentais, palestras promovidas em escolas e discussões no ambiente legislativo para tornar vigente este aumento salarial. Somente assim, o educador será valorizado e a crise será mudada, já que estaremos reagindo a ela e fazendo jus a afirmação de Zygmunt Bauman.
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |